O distrito de Setúbal apresenta um total de 75 escolas participantes na 5.ª edição “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, o maior programa de educação para a saúde em Portugal. Estabelecimentos de ensino – jardins-de-infância e escolas do 1.º Ciclo – de 11 dos 13 concelhos da região aderiram à iniciativa – as excepções são Grândola e Sines. Seixal, com 20 escolas participantes, é o concelho com maior representatividade da região, seguindo-se Almada, com 12, Setúbal, com 10, Palmela, com oito, Montijo, com sete, Barreiro, com seis, Moita, com quatro, Alcochete e Santiago do Cacém, com três escolas cada, e, por último, Alcácer do Sal e Sesimbra, ambos representados por apenas uma escola.

“O arranque oficial da 5ª edição “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” foi assinalado em todas as escolas inscritas com a inauguração do “Quadro de Mérito – Hoje comi fruta”, no qual os alunos pintam “Estrelas de Mérito” junto ao seu nome, como forma de recompensa diária pela ingestão de fruta ao lanche”, explica a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), entidade promotora desta iniciativa gratuita. Neste ano lectivo 2015-2016, participam no evento um total de 52.832 alunos de 2.607 turmas, de 875 jardins-de-infância e escolas básicas do 1.º ciclo de todos os distritos do País, incluindo regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Iniciativa tem vindo a crescer

Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, lembra que “estes alunos vêm juntar-se aos mais 180 mil que já participaram neste projecto nos anos lectivos anteriores”.

“De ano para ano, vamos formando um verdadeiro batalhão de heróis com o super-poder de contagiar Portugal, alertando miúdos e graúdos para a importância que a alimentação tem na nossa saúde. Um sucesso que só foi possível de alcançar graças ao envolvimento das diversas entidades que se associaram a esta iniciativa”, sublinha o responsável.

Nas próximas semanas, os professores e educadores serão convidados a explorar diversos temas, através de fichas de trabalho e de actividades pedagógicas para realizar na respectivas salas de aula, que, além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), levam também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, actividade física, higiene corporal, agricultura, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional.

As turmas participantes terão ainda de realizar um videoclip musical para ensinar aos adultos o que aprenderam ao longo do projecto. As músicas mais criativas serão escolhidas por um júri constituído por nomes de referência no panorama musical português: João Gil, Ana Bacalhau, dos Deolinda, Amor Electro, Henrique Feist, Maria João, Mário Laginha, Vanessa Silva, Rita Redshoes, OqueStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e também o cantor infantil Avô Cantigas. As quatro escolhas do júri vão receber na sua escola o espectáculo interactivo “Super Festa dos Heróis da Fruta”, para celebrar a importância da alimentação na saúde das crianças.