Os produtos frescos do Mercado do Livramento, em Setúbal, estiveram em destaque na manhã da passada sexta-feira, Dia Mundial da Alimentação, com visitas de crianças do pré-escolar e uma sessão de cozinha ao vivo.

Enquanto um grupo de crianças do pré-escolar do Colégio S. Filipe passeava por entre pedras de peixe e de legumes, aprendendo sobre a variedade e qualidade dos produtos da famosa praça setubalense, o chef Álvaro Santos fazia demonstrações ao público de formas saudáveis e saborosas de se comer o pescado local.

Olhares curiosos foram-se amontoando no corredor onde Álvaro Santos confecionou, para degustação do público, diferentes formas de preparar ceviche, prato sul-americano à base de peixe cru marinado com citrinos.

“Tal como o sushi, o ceviche foi uma forma que se encontrou para preservar a comida. Um dia, alguém se lembrou que até seria interessante comer a conserva. Há boas ideias de vez em quando”, afirmou o chef.

Mas para que se possa comer peixe cru no ceviche, convém que o pescado, além de, naturalmente, estar marinado, tenha boa qualidade. Por isso, neste Dia Mundial da Alimentação, Álvaro Santos recuperou a iniciativa de cozinhar ao vivo no Mercado do Livramento, com produtos locais.

O Mercado do Livramento atrai as atenções de várias pessoas, inclusivamente de turistas, como a de um casal que acabou por assistir à demonstração de Álvaro Santos.

Várias perguntas sobre o preparado, e até sobre o endereço do restaurante onde trabalha o cozinheiro português, fizeram com que a gastronomia voltasse a aproximar culturas em pleno Dia Mundial da Alimentação, neste caso, no Mercado do Livramento.