Cumpriu-se, mais uma vez, a tradição do “Içar do Mastro” (ou “Painel”) a, exatamente, um mês do início das Festas do Barreiro. Marcaram presença neste ato simbólico, realizado no Largo em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, a vereadora da Cultura e, simultaneamente, Presidente da Comissão de Festas, Regina Janeiro, a  Presidente da Associação de Mulheres com Patologia Mamária (AMPM), Fernanda Ventura, e outros membros da Comissão, Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste e Banda Municipal do Barreiro, entre populares que não quiseram deixar de testemunhar o momento.

“Que estas Festas sejam um motivo de orgulho para toda a população do Barreiro”, disse a Presidente da AMPM. “Desejando que daqui a um mês todos estejamos aqui”, o Presidente da CMB fez um convite generalizado para a população visitar o evento.

Este ato simbólico das Festas do Barreiro foi recuperado na edição 2015. O levantar do «Mastro», também conhecido por «Painel», era uma tradição antiga: era colocado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário lembrando o passado piscatório e a lenda da chegada da imagem da Santa ao Barreiro.

Era colocado um «Mastro» de tartaranha (que estavam à popa e proa da Muleta), mais tarde passaram a ser mastros de fragata ou dos lugres bacalhoeiros. Esta tradição manteve-se até 1972.

As Festas do Barreiro 2016, recorde-se, realizam-se de 12 a 21 de Agosto. A programação do Palco das Marés abre com os “Anjos” e encerra com “Os Azeitonas”, contando também com as presenças de Marco Paulo e Bonga, entre outros.

O Secretariado do evento encontra-se em funcionamento no Mercado 1º de Maio. Contacto telefónico: 212068640. O Secretariado da MEI – Mostra Empresarial e Institucional funciona no Gabinete de Apoio ao Empresário.

A Comissão de Festas é composta por: Associação de Mulheres com Patologia Mamária, Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, Banda Municipal do Barreiro, Câmara Municipal do Barreiro, Instituto dos Ferroviários, Jardim de Infância D. Pedro V, Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Moto Clube do Barreiro, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, União das Freguesias de Barreiro e Lavradio, Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, “Vem Vencer” – Associação de apoio a Crianças, Idosos e Pessoas com Deficiência, Centro Jovem Tejo, SOS Bicharada – Associação de Defesa Animal do Barreiro e Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro.