Centenas de crianças de jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do concelho de Setúbal visitaram, na manhã da passada sexta-feira, o navio-escola Sagres, acostado na frente ribeirinha da cidade para as comemorações da Semana do Mar 2015.

Para além destes alunos, o emblemático navio da Marinha Portuguesa recebeu também vários jovens dos cursos de formação da Lisnave – Estaleiros Navais.

À chegada desta actividade do programa Semana do Mar 2015, organizado pela Câmara Municipal e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, os olhares centraram-se na beleza do navio-escola.

Durante a visita ao navio-escola, as crianças tiveram oportunidade de visitar a casa de navegação, os alojamentos e a cozinha e apreciar a grandeza dos mastros, as balsas salva-vidas, a carta eletrónica, equipamento que possibilita associar os dados de sistemas de posicionamento GPS e de outros sensores, e, ainda, a agulha magnética, um dos mais antigos instrumentos de navegação.

O navio Sagres foi construído em 1937 nos estaleiros Blohm & Voss, em Hamburgo, Alemanha. Além da missão, desde 1962, relacionada com a instrução dos cadetes, é utilizado regularmente na representação da Marinha e do País, funcionando como embaixada itinerante de Portugal.