A remodelação do Serviço de Esterilização do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) deu lugar à criação de uma Central de Esterilização. A nova Central iniciou funções dia 7 de novembro, e irá ter um período normal de funcionamento das 08h00 às 23h00 nos dias úteis, e aos sábados entre as 08h00 e as 16h00.

“Construído com base na melhoria da prestação de cuidados, este novo espaço físico garante a existência de um ambiente controlado, de equipamentos e circuitos adequados ao cumprimento das normas sobre reprocessamento e descontaminação de dispositivos médicos, do controlo da infeção hospitalar, incluindo um novo equipamento que permite esterilizar a baixa temperatura”, refere o centro hospitalar em comunicado.

O número de profissionais foi também ajustado para dar cumprimento às novas práticas.

“O Serviço de Esterilização existia no CHBM há 30 anos, data da construção do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, o que refletiu a necessidade de remodelação e de adoção de melhorias que garantam a existência de um Serviço que esteja de acordo com as atuais normas vigentes de estrutura, circuitos e equipamentos que garantam um efetivo reprocessamento”, salienta.

“Este projeto só foi possível pelo empenho dos profissionais envolvidos não podendo esquecer o apoio do Centro Hospitalar de Setúbal, que garantiu o reprocessamento dos equipamentos no período de obras”, acrescentou.