O Coro Setúbal Voz, o colectivo artístico mais recentemente formado na cidade de Setúbal, vai estar presente na Feira de Santiago 2016, no Parque das Manteigadas, mostrando ao público aquilo que de melhor tem para oferecer à cidade e ao país. “É um projecto cultural sério que une as pessoas e exige rigor técnico”, afirmou Rui Águas, presidente da instituição.

O coro adulto, constituído no âmbito da Associação Setúbal Voz, pretende ser um grupo “aberto à cidade, em permanente dinâmica e numa base de confiança com aqueles que constituem a colectividade local”. As 35 pessoas que se juntaram desde Fevereiro em torno do canto e da capacidade artística da voz lançam o desafio aos cantores anónimos da cidade: agendar testes de voz no stand da associação instalado na Feira de Santiago.

Além de convocar possíveis e futuros coralistas, o Coro Setúbal Voz mostra-se à comunidade com a exibição de vídeos institucionais com excertos dos quatro concertos já realizados este ano, fotografias e uma exposição com os recortes de imprensa que destacaram já o trabalho do coro que ambiciona “fazer música para a cidade e fora dela”.

Por agora, o grupo Setúbal Voz integra o cartaz musical das Festas da Moita com o concerto “Vozes&Fado”, agendado para dia 15 de Setembro às 21h30. A programação de Natal também já está a ser preparada com “cuidado e rigor”, segundo adiantou Rui Águas ao DIÁRIO DA REGIÃO: “Trata-se de um plano de parcerias com outras associações culturais, no sentido de realizarmos projectos conjuntos projectando a música no Natal”, em Setúbal e noutros pontos da região.

Esse concerto deverá ser um “cartão de visita” para os espectáculos a desenvolver ao longo de 2017, ano em que “o esforço da associação será levar o coro e a marca Setúbal Voz a vários sítios no país”. Para a época da Primavera já está pensado um concerto especial.

O Coro Setúbal Voz, que interpreta músicas do estilo clássico ao tradicional, é dirigido pela maestrina Gisela Sequeira. No currículo contam-se os concertos do Aniversário da Sociedade Filarmónica Humanitária em Palmela, do Aniversário de Sebastião da Gama, o concerto evocativo das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage e a apresentação mais recente, a 25 de Junho, no Largo da Misericórdia, em Setúbal.

A Associação Setúbal Voz constituiu-se juridicamente no dia 3 de Julho, data oficial do aniversário da instituição, que já tem mais de 50 sócios. Quem quiser também aderir ou conhecer mais pode deslocar-se até ao stand da Associação, presente na Feira de Santiago, de 29 de Julho a 7 de Agosto no Parque das Manteigadas.

André Rosa