A Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões é referência principal na região, bem como no País, no sector da produção vinícola. Ao longo dos anos tem crescido exponencialmente, quer em termos de capacidade de vendas e exportação quer em termos de prestígio, somando inúmeras premiações nacionais e, sobretudo, internacionais. A crítica especializada estrangeira coloca, de resto, a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões entre o meio da tabela das melhores 100 empresas do mundo neste segmento de mercado, considerando esta como a cooperativa número um de Portugal.

O enólogo Jaime Quendera, que no ano anterior já havia assinalado o melhor registo de sempre da cooperativa. Agora, volta a ter motivos para sorrir ainda mais, já que este ano ainda conseguiu ser melhor, tendo sido batidos todos os recordes da história da cooperativa.

“Este foi o melhor ano de sempre na história da Adega Coooperativa de Pegões, a todos os níveis, quer em facturação quer em premiações”, disse ao DIÁRIO DA REGIÃO. Os objectivos para o futuro próximo mantêm-se elevados. “Sabemos que não podemos crescer tanto como neste ano, mas com certeza que em 2016 iremos continuar a crescer”, adianta, assumindo que a aposta no mercado europeu é para manter como prioritária, destacando o desejo de crescimento nos mercados russos e… chinês.

Mais medalhada na Selezione del Sindaco

Este ano de 2015 fica marcado, para Jaime Quendera, pelas premiações alcançadas em dois concursos muito especiais: os prémios dos concelhos produtores de vinho; e o título conquistado na China.

No próximo dia 1, a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões vai receber, no Museu da Atalaia, a partir das 15h00, as medalhas conquistadas no XIV Concurso Internacional La Selezione del Sindaco. A Câmara Municipal do Montijo e a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho vão realizar a cerimónia de entrega de distinções à cooperativa de Pegões, que arrecadou no referido certame 14 medalhas (2 grandes medalhas de ouro, 9 medalhas de ouro e 3 medalhas de prata). Pegões foi a cooperativa de vinhos com mais medalhas em neste prestigioso concurso vínico, tendo sido a cooperativa e o produtor mais medalhado de todos os portugueses.

A XIV edição da Selezione del Sindaco decorreu no passado mês de Maio em Oeiras. Este concurso enológico internacional, promovido pela Associação Italiana de Cidades do Vinho e pela Rede Europeia das Cidades do Vinho, é uma competição que envolve a participação conjunta de produtores de vinho e do município de proveniência das suas produções, com o objectivo de promover os produtores vinícolas e os territórios que produzem vinhos de qualidade.