Sábado foi um “belíssimo tiro de partida”, como disse o secretário de Estado João Menezes. Bárbara Guimarães e os ‘Deolinda’ ajudaram a uma festa que não deixou de ser popular e sadina, envolvendo as gentes e as colectividades do concelho

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 (SCED 2016) arrancou em grande, na forma e no espírito, com um primeiro dia repleto de iniciativas desportivas e, à noite, com a abertura oficial, perante um Pavilhão Municipal das Manteigadas completamente cheio e com uma abrangência que envolveu personalidades e entidades nacionais, regionais e locais, e as colectividades do concelho.

A cerimónia de abertura no sábado à noite, começou com um vídeo com mensagens dos patronos da candidatura sadina a este estatuto europeu do desporto.

“Setúbal é a melhor cidade e para além de ser a melhor é a minha. As pessoas apaixonarem-se pela cidade é o mais fácil, desde que a conheçam, apaixonarem-se é fácil. Setúbal tem tudo, mar, bom peixe”, disse José Mourinho, para quem a Cidade Europeia do Desporto é um “alegria”, uma “coisa fantástica”. Rosa Mota acrescentou que “Setúbal espera por si, de braços abertos”.

Depois foi a vez da presidente da Câmara Municipal de Setúbal. “Aqui e agora começa a Cidade Europeia do Desporto em setúbal”, declarou Maria das Dores Meira para um forte aplauso do público e convidados. A autarca garantiu que o concelho vai ter “um ano cheio de mais desporto”, com “desporto popular” e “grandes competições”.

A presidente da autarquia disse desejar que a SCED 2016 “seja muito mais do que desporto” e que esse estatuto é já um “pretexto para reforçar ainda mais a nossa oferta desportiva e as condições para a prática do desporto” no concelho. Uma alusão ao visível esforço de investimento que o município tem feito na melhoria dos campos de futebol dos clubes da cidade, com beneficiações diversas, incluindo colocação de pisos de relvado sintético, como é o caso, por exemplo do campo d‘Os Amarelos’.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Menezes, começou por dizer que “setúbal está efectivamente de parabéns”, e lembrou que o “programa do Governo pretende fazer do desporto um desígnio nacional”. O governante afirmou ainda que “setúbal é uma grande cidade, com condições naturais únicas para a prática desportiva, da serra à baia, tudo é particularmente agradável”.

João Menezes terminou a agradecer à cidade “por este belíssimo tiro de partida” do ano de Cidade Europeia do Desporto.

A festa prosseguiu depois, animada com a participação de diversas colectividades culturais e desportivas, a começar com a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, que apresentou a primeira actuação da noite, e terminou com o concerto dos ‘Deolinda’.

O dia de Sábado ficou marcado por um alargado conjunto de iniciativas desportivas, já incluídas na abertura oficial e na programação da SCED 2016. O dia, com eventos “em 10 horas e em 10 locais diferentes”, sob o lema “viver a diversidade desportiva e cultural de Setúbal”, organizado com o apoio do movimento associativo desportivo e cultural do concelho, apresentou capoeira, percussão, dança, rugby, BMX, vela, canoagem, vólei, ginástica, jogos tradicionais, escalada, música e várias outras iniciativas, em diversos locais da cidade e também em Azeitão.

Bárbara Guimarães espalhou simpatia… e gaffesbarbara-guimaraes

Bárbara Guimarães foi a apresentadora da noite. A estrela da televisão animou, brincou com os convidados e esbanjou simpatia. No final da intervenção de Maria das Dores Meira, a apresentadora perguntou à presidente da Câmara se praticava algum desporto. O diálogo, entre gargalhadas do público foi assim: “Pratica algum desporto? De vez em quando, umas caminhadas. Na serra da Arrábida? Não, na Avenida Luísa Todi.

Não faltaram também algumas gaffes, como aquela em que Bárbara Guimarães afirmou que, entre outras coisas, Setúbal tem “uma das mais belas baias do país”.

Almada é candidata a 2018

Almada é oficialmente candidata a Cidade Europeia do Desporto 2018, confirmou o presidente da Associação Portuguesa das Cidades do Desporto. Nuno Santos informou que a associação aceitou as candidaturas de Almada e de Braga para 2018. O presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, esteve presente. A cerimónia trouxe a Setúbal autarcas de diversos pontos do país, sendo que, da região estavam apenas os presidentes de Almada e Seixal.