Iniciativa é um dos destaques deste mês na programação de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 vai receber, de 9 a 11 de Setembro, das 9h30 até às 18h00, o Campeonato Nacional de Optimist. A iniciativa decorrerá no campo de regatas no rio Sado, entre Setúbal e Tróia, sendo “esperada a participação de cerca de centena e meia de atletas dos escalões de infantis e juvenis”, avança a autarquia sadina. Organizado pela Federação Portuguesa de Vela, em conjunto com a Associação Regional de Vela do Centro, e em co-organização com o Clube de Vela do Sado e a Câmara Municipal de Setúbal, o Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados – Classe Optimist vai “encher de cor e movimento as águas do rio Sado, em mais um evento de vela, na mais importante prova do calendário da Federação Portuguesa de Vela nestes escalões”, promete a edilidade.

Ténis de Mesa

Em destaque estará também o ténis de mesa, entre 10 e 11 de Setembro, com a realização do II Corbillon CTM Setúbal “Cidade de Setúbal” / Torneio Aberto Juniores, Veteranos e 1ª Jornada Nacional Ténis Mesa Adaptado. O evento vai decorrer entre as 9 e as 18h00, no Pavilhão Desportivo Municipal das Manteigadas.

A competição é aberta à participação de “equipas federadas e não federadas dos escalões sénior, cadetes, iniciados e juniores”, num evento que inclui, ainda, “a I Jornada do Circuito Nacional Individual de Ténis Mesa Adaptado para as classes de cadeira de rodas, de pé e intelectual”. A prova é organizada pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa em parceria com o Clube Ténis de Mesa de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal e decorre a 10 de Setembro. Os jogos destinados ao escalão sénior estão agendados para o mesmo dia, com início às 9h00, e os jogos nos escalões juniores, cadetes e iniciados iniciam-se às 9h15, no dia 11, no período da manhã, já que a tarde desse dia estará reservada para a realização da I Jornada circuito nacional individual de ténis de mesa adaptado.

Ténis

De 14 a 18 de Setembro, realiza-se ainda o “Open Baía de Setúbal” em cadeira de rodas. O Clube de Ténis de Setúbal apresenta este torneio internacional de Ténis Sénior em Cadeira de Rodas. “Esta importante prova do circuito mundial de ténis em cadeira de rodas insere-se no ITF Future Series e, à semelhança do que aconteceu no torneio do ano passado, irá acolher alguns dos melhores atletas nacionais e internacionais da modalidade, estando já confirmada a presença de vários jogadores que integram o top 100 mundial”, adianta a autarquia. O torneio realiza-se nas modalidades de individuais e pares, sendo que o quadro principal é composto por 32 jogadores masculinos e 16 duplas. Os jogos vão decorrer no Clube de Ténis de Setúbal, entre as 10h00 e as 17h00, enquanto no dia 18 de Setembro a competição tem lugar entre as 10h00 e as 13h00.

Regata da Baía do Sado

A 17 de Setembro, o Parque Urbano de Albarquel acolherá a “Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos”. Trata-se de “uma regata diferente do habitual, uma vez que as embarcações são feitas a partir de materiais insólitos para o efeito e construídas no dia da prova no próprio local”, explica a edilidade. Com organização da Câmara Municipal de Setúbal, com a chancela do projecto Jogos do Sado, em parceira com a Academia de Rugby de Setúbal, “a partida para o Rio está marcada para as 11h30, depois de os participantes construírem entre as 8h00 e as 11h00, com recurso a materiais recicláveis, as navegáveis e insólitas banheiras”. As inscrições para a atividade estão abertas à população até ao dia 14 de Setembro e têm o preço de 10 euros, com o almoço buffet incluído, podendo ser realizadas presencialmente no Clube de Rugby de Setúbal, no Parque Verde de Vanicelos após as 18h00, ou para o endereço electrónico [email protected]

Dança

Por fim, no dia 24, as melhores crews de dança do país vão mostrar-se na STB Dance Allstars, “uma competição de street dance que se realiza no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h00”. A Câmara Municipal de Setúbal e o produtor/bailarino Bruno Abreu – host do evento – seleccionaram “alguns dos grupos que mais se destacaram nas competições nacionais e internacionais de dança durante 2015/2016, proporcionando ao público um grande espectáculo que contará com a presença de Cifrão como embaixador do evento e, ainda, com o painel de jurados composto por Rita Spider, Fausto Bellucc e Filipe Rico”.

Integrada no evento, no mesmo dia, terá lugar uma Exposição Fotográfica de Street Dance, de Fábio Martins e Susana Luzia, patente no Fórum Municipal Luísa Todi, com abertura ao público às 20h00. A iniciativa integra um cocktail no Café Concerto, no sexto piso do Fórum Municipal Luísa Todi, que conta com animação do Dj Shark, das 00h00 às 02h00, com entrada livre. Os bilhetes para o Stb Dance Allstars têm o preço de cinco euros.