Catarina Marcelino, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, vai estar hoje na região. A governante vai participar na iniciativa “Dia Aberto” do projecto “Empoderar: do Sonho à Acção”, que terá lugar, a partir das 10h00, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal.

“Empoderar: do Sonho à Acção” é desenvolvido pela Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, e é co-financiado pelo Programa Cidadania Activa EEAGrants, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O projecto tem como objectivos capacitar jovens mulheres ciganas para o empreendedorismo social, autoemprego e formas alternativas de emprego no 3.º Sector; desenvolver competências das destinatárias para o mundo do trabalho; promover a literacia funcional e financeira das jovens mulheres ciganas. Além destes, visa ainda combater estereótipos que levam à exclusão da comunidade cigana; promover a igualdade de género e o combate à violência de género na comunidade cigana; assim como dar visibilidade às mulheres ciganas activas na esfera pública.