Caminhar em prol de um estilo de vida mais activo e saudável enquanto se passeia por um roteiro histórico e cultural no centro de Setúbal. São estes os argumentos da caminhada setubalense que integra o (Dia Internacional da Caminhada, em português) no próximo dia 2 de Outubro, esperando-se a adesão de centenas de pessoas e de outros milhões em todo o mundo.

Setúbal foi a cidade portuguesa escolhida para receber esta edição da caminhada de âmbito mundial, organizada pela TAFISA – Associação Internacional do Desporto para Todos, em colaboração com a autarquia e uma série de outras instituições ligadas ao desporto. A caminhada, de adesão gratuita e sem inscrição necessária, terá a distância de 6,7 quilómetros, com início na Praça do Bocage (às 10h) e término no Parque Urbano de Albarquel, cerca de duas horas depois.

O desejo das entidades organizadoras é atrair o maior número de pessoas possível, incentivando-as a praticar exercício físico. A outra parte do convite é para (re)descobrirem a cidade com outros olhos, segundo explicou Diamantino Estanislau, presidente da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal, na apresentação do evento: “Levar as pessoas a olhar de forma diferente para a cidade em que vivem, embora esperemos também pessoas vindas de outros concelhos, como Almada e Seixal, através das suas colectividades”.

O percurso passará por 50 pontos de interesse histórico e cultural no centro de Setúbal (monumentos, estátuas, igrejas, entre outros), que os participantes na caminhada poderão identificar e conhecer melhor através de panfletos distribuídos pela organização, que vai disponibilizar também garrafas de água.

A caminhada setubalense do Dia Mundial da Caminhada, integrada no programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, é organizada pela TAFISA em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião, Corrida Nocturna de Setúbal, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Associação de Reformados e Pensionistas de São Sebastião e com o apoio da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.