A Biblioteca Pública Municipal do Montijo vai comemorar, na próxima segunda-feira, 28, 30 anos de existência. Para assinalar a data, a Câmara do Montijo está a preparar um conjunto de iniciativas que serão desenvolvidas ao longo de um ano, até 28 de Setembro de 2016.

“As comemorações vão iniciar-se no dia 28, às 18h00, com a inauguração da exposição Aconteceu há 30 anos: nascimento da Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva que estará patente até 13 de Novembro”, revela a autarquia, lembrando que “esta é a primeira de três exposições que contam o percurso da Biblioteca Pública Municipal, desde o período republicano até aos dias de hoje”.

“Nesta primeira parte é realizada uma espécie de arqueologia das bibliotecas públicas portuguesas, desde 1911 até 1985, assim como demonstrado o contributo da Câmara Municipal do Montijo para a emergência de um programa nacional de leitura pública e a sua aplicação no nosso município materializada com a abertura da Biblioteca Manuel Giraldes da Silva.”

As celebrações assentam na ideia “Biblioteca Pública Municipal: 30 anos: regresso ao futuro”. O objectivo, diz o município, “é realizar uma viagem no tempo ao passado para melhor conhecer e entender o presente e, posteriormente, efectuar o regresso ao futuro, numa abordagem prospectiva e visionária para os próximos 30 anos”.

Os primórdios de um serviço municipal de leitura pública no Montijo “surgiram em 28 de Setembro de 1985, com a inauguração de uma biblioteca no edifício Casa Mora”.

Mais tarde, em 13 de Novembro de 1993, verificou-se “a abertura da Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva”, no edifício onde hoje se encontra. Ao longo dos anos, acrescenta a edilidade, a Biblioteca Pública Municipal “estendeu- se a todo o território concelhio através da abertura de polos, do serviço móvel – Bibliobus e de bibliotecas escolares”.