A entrega do Prémio Expansão, no âmbito do VI Prémios Humana de Reutilização Têxtil decorreu na Sala de Sessões dos Paços do Concelho. Os Prémios Humana de Reutilização Têxtil são atribuídos às entidades públicas e privadas que, ao longo do último ano, se destacaram em diversas categorias.
No caso do Barreiro verificou-se um aumento da colocação do número de contentores devido ao aumento da população. No total, são 47 contentores colocados no Município do Barreiro.
Recorde-se que a associação Humana trabalha com a Câmara Municipal do Barreiro na colocação de contentores para recuperação/reciclagem de roupa.
A vereadora Regina Janeiro, responsável pela área de Intervenção Social salientou que, no âmbito do protocolo estabelecido, não são cobradas taxas à associação pela colocação dos contentores. Em contrapartida, a associação atribui anualmente uma verba de cerca de 8 mil euros a uma instituição do Barreiro designada pela CMB.
O presidente da autarquia, Carlos Humberto, salientou a importância destas cooperações. “Os desperdícios ajudam a criar bem-estar a outros. Do velho consegue-se criar coisas novas e isto é um exemplo disso mesmo”, referiu o autarca.
Recorde-se que o Município do Barreiro e a Associação HUMANA Portugal celebraram, em 2014, um Protocolo de Parceria para definir os termos da cooperação entre ambas as partes, tendo em vista a recolha de roupa e calçado usados, em contentores apropriados. Este protocolo assenta no mútuo entendimento de que a cooperação entre as duas entidades resultará numa boa gestão da reutilização e da reciclagem têxtil. Ao mesmo tempo que são apoiados os projectos de cooperação para o desenvolvimento da Associação HUMANA
também são apoiadas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social – do Concelho do Barreiro, bem como as iniciativas de carácter solidário de âmbito local.