A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) foi galardoada com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” 2015, na categoria “Autarquias”, da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), este ano na sua 10ª edição. A cerimónia de entrega das distinções realizou-se no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Trata-se do terceiro ano consecutivo em que o Barreiro é distinguido com este Prémio Nacional da FPCUB – primeiro iBike (em 2013, na categoria “Cidadania”), depois Associação de Cicloturismo Fidalbyke (2014; “Dinamização Cultural da Bicicleta”) e, este ano a CMB, o que reflecte o trabalho, esforço e dinamismo do Concelho na promoção da mobilidade suave.

O Barreiro tem delineado uma Estratégia Municipal para a Mobilidade Ciclável (EMMC) que visa promover maior sustentabilidade no sistema de mobilidade e transportes, através da promoção de um modo de transporte económico, energeticamente eficiente, ambientalmente favorável e socialmente equitativo – a bicicleta.

Redes cicláveis do Barreiro e Intermunicipal, European Cycling Challenge 2015, Autocarros dos TCB “amigos das bicicletas”, Serviço de bicicletas do Posto de Turismo Municipal e Participação na elaboração de documentos estratégicos de promoção dos modos suaves foram algumas das acções promovidas pelo município no âmbito da EMMC.