No âmbito do II Encontro do Desporto Escolar da Península de Setúbal, que decorreu no Fórum Romeu Correia, em Almada, a Câmara Municipal do Barreiro foi distinguida com o ‘Prémio Reconhecimento’ pelo apoio ao Desporto Escolar no ano lectivo 2014/2015 na região.

Regina Janeiro, vereadora da área, salientou a preocupação municipal em melhorar a qualidade de vida da população, objectivo consubstanciado no Desporto Escolar, e defendeu que as crianças são mais felizes e melhores alunos se tiverem condições para a prática desportiva.

No decorrer desta iniciativa, organizada pela Coordenação Local do Desporto Escolar da Península de Setúbal e que marcou o arranque das actividades do ano lectivo 2015/2016 do Programa do Desporto Escolar para a região, Regina Janeiro partilhou com a plateia estar a fazer “um grande esforço para que o Desporto Escolar seja incluído no 1º ciclo e dessa forma possibilitar o alargamento da expressão físico-motora (curricular) a todas as crianças que frequentam o ensino público”.

Ainda assim, não deixou de referir que no Concelho do Barreiro continuam a existir duas escolas secundárias (e várias 2/3) que não têm condições para a prática desportiva. “Como eu acho que a grande vantagem do Desporto Escolar e da escola pública é a democraticidade no acesso, considero fundamental que todas as escolas tenham condições para a prática desportiva”.

A terminar Regina Janeiro referiu, “hoje sabemos que as crianças são mais felizes e são melhores alunos se tiverem condições para a prática desportiva. Considero, por isso, que todos devemos continuar a defender que haja mais actividade desportiva nas escolas e cada vez mais condições para que essa prática desportiva seja feita em segurança”.

Durante a manhã, este Encontro integrou, para além da entrega de prémios às Escolas, parceiros e entidades que se destacaram na dinâmica do ano lectivo anterior, a apresentação do balanço do projecto desenvolvido em 2014/15 (EDEPS) e a apresentação do Plano de Actividades para 2015/16 (EDEPS).

Marcaram presença no Fórum Romeu Correia representantes de Escolas/Agrupamentos da região, Câmaras Municipais dos nove concelhos e demais entidades parceiras e oficias da região. Refira-se que este II Encontro teve na organização a Equipa do Desporto Escolar da Península de Setúbal (EDEPS) em colaboração com a Câmara Municipal de Almada, apoiada pelos Cursos Profissionais da Escola Profissional da Moita e Escola Secundária Cacilhas-Tejo.