A Câmara Municipal da Moita, liderada por Rui Garcia (CDU), anunciou que o orçamento para 2016, que foi aprovado por maioria, será de 30,1 milhões de euros.
“Apesar dos crescentes constrangimentos à acção municipal, dos efeitos nefastos das várias políticas de austeridade impostas pelo Governo, do agravamento da crise económica e social, a situação financeira da Câmara Municipal da Moita tem evoluído favoravelmente no que respeita à contenção das despesas correntes, à diminuição dos prazos de pagamento e à redução do endividamento. No entanto, e apesar da estabilidade alcançada, a disponibilidade financeira da Câmara continuar a ser reduzida, com particular incidência na sua capacidade de investimento”, refere a autarquia em comunicado.
O orçamento para 2016 será de 30,1 milhões de euros, inferior ao de 2015 que foi de 30,6 milhões de euros.
“A prestação dos serviços públicos essenciais, em diversas áreas, a continuidade da intervenção da autarquia no vasto âmbito de actividades culturais e desportivas, a continuidade e aprofundamento de parcerias são alguns dos eixos estratégicos que orientam a política municipal para 2016”, acrescenta.
Relativamente a investimentos, 2016 ficará marcado pela conclusão das obras em curso no âmbito da Rede de Saneamento Básico, no Penteado e Cabeço Verde, e também pela conclusão da ampliação da EB/JI n.º 2 de Alhos Vedros, no Bairro Gouveia.
No próximo ano, a Câmara da Moita pretende ainda iniciar as intervenções na Rua 1º de Maio, na Baixa da Banheira, e no Cais da Moita. Estão igualmente previstos outros investimentos de regeneração urbana, mobilidade urbana sustentável e valorização do património ribeirinho que se pretendem cofinanciados por fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020.
O lançamento de derrama, a participação do município no IRS e o mapa de pessoal para o ano de 2016 estiveram também em discussão na ordem do dia. As propostas, aprovadas por maioria, vão ser agora submetidas à aprovação da Assembleia Municipal, cuja sessão terá lugar a 27 de Novembro, pelas 21:00h, no Moinho de Maré, em Alhos Vedros.