No início do mês de Novembro, a Câmara Municipal do Barreiro submeteu três candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética (FEE), na área de águas e saneamento, no que respeita a acções a realizar na Estação Sobrepressora do Barreiro, Sobrepressora do Lavradio e no Grupo Submersível da captação de Sete Portais, totalizando um investimento global de 156 742,00€.

O FEE, criado em 2010, pretende financiar programas e medidas constantes do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, em várias áreas, nomeadamente transportes, serviços, indústria e sector público.

É um plano que, nesta fase do actual quadro comunitário de apoio, pretende fomentar medidas que estimulem a redução do consumo de energia no sector do Estado em 30%, contribuindo para a eficiência energética.

As ações candidatadas pela autarquia, dentro da linha de valorização, melhoramento e capacitação do serviço público de abastecimento de água, dizem respeito à substituição de grupos hidropressores que actualmente têm baixo rendimento, sendo possível alcançar uma poupança ao nível dos custos energéticos.

Os elementos a intervencionar fazem parte dos subsistemas que abastecem parte do concelho do Barreiro, designadamente as populações das freguesias do Barreiro, Verderena e parte da freguesia do Alto do Seixalinho.

De salientar que a candidatura é financiável a 80%.