O Corpo de Bombeiros do Sul Sueste (Barreiro) realizou, no âmbito do Plano de Emergência Interno da LBC Tanquipor (indústria SEVESO), um exercício de simulacro de fuga de acrilonitrilo num dos braços de descarga do cais fluvial.
O simulacro foi concretizado perante um cenário que resultou da simulação de um incidente ocorrido na sequência de uma fuga de acrilonitrilo num dos braços de descarga do cais fluvial.
A actuação dos bombeiros teve o enfoque na mitigação do risco de incêndio e explosão, mediante o estabelecimento de linhas de água para colocação de espumífero na bacia de contenção, protecção ao navio atracado no cais e socorro a uma vítima simulada.
O exercício de simulacro envolveu seis veículos operacionais: Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI), Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios (VLCI), duas Ambulâncias de Emergência (ABSC) e dois Veículos de Comando Tático (VCOT), envolvendo 12 bombeiros e dois elementos de Comando.
O simulacro teve como objectivo a prevenção e controlo dos perigos associados a acidentes graves que possam envolver substâncias perigosas armazenadas no complexo da LBC Tanquipor.