O Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada, vai receber no próximo domingo, dia 21, a partir das 18h00, um Encontro de Leigos promovido pela Comissão Diocesana da Escola da Fé de Setúbal, que vai servir também para homenagear D. Gilberto Canavarro dos Reis. Entre antigos e atuais alunos e formadores da escola da fé, além de outros leigos já inscritos para participarem no evento, a organização estima reunir cerca de um milhar de pessoas.

 “A iniciativa coincide com o 17.º aniversário da entrada solene de D. Gilberto Canavarro dos Reis na diocese e vai ser, também, um momento de homenagem ao Bispo diocesano. Ao atingir os 75 anos de idade, o prelado apresentou ao Papa Francisco a renúncia ao serviço episcopal, cumprindo assim o que está estipulado no Direito Canónico. Permanece, agora, no exercício das funções episcopais até o Santo Padre nomear o seu sucessor”, explica a Diocese de Setúbal, em nota de imprensa.

O encontro arranca pelas 18h00 com uma reflexão orientada por Manuel Braga da Cruz, antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa, subordinada ao tema “O papel do leigo nos 50 anos do Concílio Vaticano II – os desafios de hoje e que desafios para o futuro”. Um jantar-convívio, entre todos os presentes, vai marcar o encerramento do evento.