Iniciativa permitirá aproximação às comunidades e alargamento do atendimento aos munícipes

A abertura de um Balcão Único de Serviços na freguesia da Quinta do Conde, já na próxima segunda-feira, 9, vai permitir à Câmara Municipal de Sesimbra reforçar o atendimento aos munícipes. Paralelamente, será disponibilizada, no mesmo dia, “uma viatura adaptada (Balcão Único Móvel), que circulará por várias localidades do concelho”, anunciou ontem a autarquia, em nota de Imprensa enviada ao DIÁRIO DA REGIÃO.

“Estes dois equipamentos juntam-se ao Balcão Único de Sesimbra, a funcionar desde Janeiro de 2015, que este mês passou a funcionar também aos sábados”, salienta a Câmara Municipal na mesma nota, sublinhando que “os atendimentos têm uma imagem moderna e cuidada, zona de espera, postos individuais e funcionários formados para responder às diversas questões colocadas pelos munícipes”.

Segundo o município, esta aposta na centralização destes atendimentos “permite que os munícipes se desloquem a um ponto apenas para tratar de vários assuntos, em horários alargados, pois os balcões únicos funcionam desde as 8h30 às 18h30, e aos sábados das 8h30 às 13h30”.

O Balcão Único Móvel, por sua vez, “circula de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, na Maçã, Azoia, Fornos, Almoinha, Quintinha, Pedreiras, Meco, Aiana, Cotovia, Corredoura, Sampaio, Alfarim, Zambujal, Casal do Sapo e Santana”. Aos sábados, circula entre as 8h30 e as 13h30, no Mercado Levante da Lagoa de Albufeira, e permite tratar dos mesmos assuntos que qualquer balcão fixo da autarquia”.

Educação, obras, serviços urbanos, comércio local, juventude, toponímia, urbanismo, pagamento de águas e assuntos jurídicos são, frisa a edilidade, “alguns dos serviços que podem ser tratados” nestes balcões de atendimento.