A empresa pretende dar continuidade ao evento, de forma a envolver os colaboradores nas temáticas da inovação A Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, assinalou, na sexta-feira, o Dia da Inovação (20 de Novembro), realizando, pela primeira vez, o evento Dia da Inovação e Competência Volkswagen.
Ao longo do dia, realizaram-se as conferências “Inovação Empresarial”, “Criatividade Organizacional” e “Ergonomia e a Fábrica do Futuro”, a mesa redonda “Núcleos Empresariais de Investigação e Desenvolvimento”, o Workshop Design Thinking e o Workshop Toastmasters – que envolveram diferentes entidades representantes académicas e corporativas -, bem como uma demonstração de Tai Chi/Chi Kung. Esteve também patente uma feira, que pôde ser visitada pelos vários oradores e convidados.
O público-alvo do evento foram os colaboradores da Autoeuropa (a linha de produção esteve parada para permitir a sua participação), não estando aberto ao público em geral. Teve como participantes a ATEC, Introsys, SEW-EURODRIVE PORTUGAL, Phoenix, FCT, IST, Codi, Lusospace, Identec, Ubisense, Follow Inspiration, 3Dims Immersive Systems, Fraunhofer Portugal, SANJOTEC, ISEL, RARI, ERT, Alma Design, Plux biofeedback, Tecnicarton, Ibertelco, Whitford España S.L., SPIC e IPS.
O primeiro Dia da Inovação e Competência Volkswagen permitiu a exposição de boas práticas internas, implementadas ou planeadas nas áreas de produção e suporte da fábrica, de forma a permitir o contacto com boas práticas na maior parte dos casos desconhecidas para os colaboradores. Permitiu ainda a participação dos parceiros de negócios da Autoeuropa, com a demostração de projectos inovadores, potencialmente aplicáveis ao processo de fabrico de um automóvel.
A empresa explica que a ideia de realizar este evento surgiu porque, “para além de ser um projecto que faz parte da estratégia da Volkswagen Autoeuropa, está alinhado com a aposta numa área de actuação estratégica que é a inovação e que, desde o início, se ligou às áreas de actuação da competência e da ergonomia, áreas igualmente estratégicas e que representam áreas para onde a empresa deve preferencialmente inovar”.
A Autoeuropa registou “óptimos feedbacks ao longo do dia”, nesta que foi a “primeira edição de um evento que se pretende que tenha continuidade, com a intenção de permitir a promoção da inovação enquanto aposta estratégica da Volkswagen Autoeuropa, bem como a partilha das temáticas da competência técnica e da ergonomia; o contacto de todos os colaboradores com as temáticas do evento de forma apelativa e com foco primordial no sector automóvel; e o envolvimento dos colaboradores, enquanto call to action, no sentido do alerta para o desenvolvimento de soluções inovadoras relacionadas com o próprio trabalho e no desenvolvimento de um mindset e cultura organizacional de criatividade e inovação”.