As Câmaras Municipais do Barreiro e da Moita estão a estudar a possibilidade dos Transportes Coletivos do Barreiro (TCB) prestarem serviço no interior do concelho da Moita, disse o vereador dos transportes da autarquia barreirense. Os Transportes Coletivos do Barreiro são um serviço municipalizado da câmara do Barreiro, que efetuam carreiras rodoviárias em todo o concelho.

Os transportes servem também a população da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, pois realizam também carreiras na zona limítrofe entre os dois concelhos. “A relação dos TCB como concelho vizinho da Moita é antiga. Existem carreiras que percorrem os limites entre os dois concelhos todos os dias, várias vezes por dia, e é uma ambição dos dois concelhos ampliar este serviço”, disse à Lusa Rui Lopo, da Coligação Democrática Unitária (CDU), vereador da câmara do Barreiro com responsabilidades nos transportes.

O autarca referiu que nos últimos meses se intensificaram os estudos entre as duas autarquias para analisar a viabilidade de as carreiras dos TCB passarem a prestar serviço no interior do concelho da Moita. “Estamos a estudar para perceber se é possível prestar serviço dentro do concelho da Moita. Não temos nada de concreto, estamos a estudar e diria que em dois ou três meses os estudos estão acabados e depois podemos analisar o que é possível fazer”, referiu o autarca.

Também Miguel Canudo (CDU), vereador da câmara da Moita, afirmou na última reunião do executivo municipal que o caso estava a ser estudado, depois de questionado pela oposição sobre a falta de mobilidade no concelho. “Estamos a trabalhar com a câmara do Barreiro para uma estratégia comum das suas autarquias que envolve os Transportes Coletivos do Barreiro, está em cima da mesa e na altura própria vamos falar sobre o assunto”, defendeu.