A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) assinaram, um acordo de colaboração, que visa “identificar e desenvolver ações de formação junto dos empresários locais, partilhar informação atualizada junto dos empresários locais, estimular a criação e instalação de novas empresas no concelho, apoiar a realização de eventos e estudos direcionados à comunidade empresarial, desenvolver o espírito empreendedor e realizar iniciativas conjuntas de forma a gerir sinergias”.

O evento, realizado na sala de sessões dos Paços do Concelho, foi firmado pelo presidente da CMB, Carlos Humberto, e pelo presidente da CPPME, João António Vicente. Reconhecendo a difícil conjuntura em que, atualmente, vivem as micro e pequenas empresas, “inquestionavelmente a pior situação das últimas décadas”, o presidente da CPPME considerou de “importância extraordinária esta aproximação, este aprofundar de relacionamento com os municípios”.

 “Importante vai ser que este ato, que esta vossa iniciativa, seja um exemplo a seguir por muitos mais”, disse, desejando que o âmbito destes protocolos “ganhe cada vez mais valências”. “Quanto maior é a crise, maior é a dependência das micro e pequenas empresas da abertura, do apoio, do descobrir de meios de cooperação, no sentido de abrir portas”, disse.

João António Vicente reconheceu a crescentemente relevante “importância dos municípios”. “Temos necessidade de articular posições, juntar vontades”, salientou o presidente da CMB, reconhecendo que “o fundamental não é tanto o acordo, o fundamental é, agora, a prática”.

Carlos Humberto realçou que no contexto que se vive é necessário ter ideias e desencadear atos concretos. “É preciso que as empresas se preparem para enfrentar estas dificílimas, complexas exigentes situações que todos vivemos”, concluiu.