A Câmara Municipal de Setúbal vai celebrar um protocolo de colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, com o objetivo de desenvolver e renovar projetos com atividades ligadas ao mar. A autarquia salienta que a importância da orla marítima de Setúbal, a elevada procura das praias do concelho e a relevância do turismo no desenvolvimento económico da cidade, nomeadamente o turismo ligado ao mar, são fatores relevantes para a celebração do acordo.

O documento reconhece que o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), integrado na estrutura da Direção-Geral da Autoridade Marítima, tem “importantes e decisivas atribuições e competências na promoção da informação sobre a atividade do salvamento marítimo, socorro a náufragos e assistência a banhistas”. No âmbito deste acordo de colaboração, a câmara municipal compromete-se a apoiar, anualmente, a realização de dois cursos de nadadores salvadores, com a cedência de instalações adequadas para o efeito, bem como atribuir “recursos humanos e materiais por parte da proteção civil e bombeiros, de apoio às ações de formação” a desenvolver pelo ISN.

Segundo o protocolo, cabe ao ISN, nomeadamente, além da participação nos projetos municipais Semana da Segurança e Mar Pedagógico, promover, em conjunto com a autarquia, “ações de sensibilização e formação sobre segurança nas praias dirigida às populações escolares”. O acordo entre as duas entidades é válido até ao final de 2016, sendo renovado automaticamente por períodos de um ano.