Executivos da Câmara e da Junta conheceram exemplos de excelência da Fundação Coi e da empresa Electro-Arco

A ‘Semana da Freguesia’ que a Câmara Municipal de Palmela está a dedicar ao Pinhal Novo, a freguesia mais populosa do concelho, viveu ontem um dia de intenso contacto com munícipes e instituições, com visitas a escolas, empresas e lares de terceira-idade.

Durante a manhã, os autarcas dos executivos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo estiveram em dois locais que se destacam pela excelência nas suas áreas de actividade; nos lares da Fundação Coi, uma importante Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com história e diversas valências em várias unidades na vila, e na Electro-Arco, uma fábrica de componentes para soldadura, pertencente ao grupo multinacional Lincoln Electric.

Na Fundação Coi, o presidente da direcção, Carlos Taleço, mostrou aos eleitos um edifício recente, construído ao abrigo do programa Pares, que é uma das mais modernas e bem equipadas unidades nacionais no acolhimento de pessoas idosas. Os lares instalados neste complexo, para pessoas autónomas e dependentes, acolhem actualmente 29 utentes, com todas as condições de conforto e acompanhamento técnico especializado.

Na fábrica da Electro-Arco, a comitiva testemunhou capacidade produtiva e de inovação, aliada a uma rigorosa organização. A empresa, que há pouco mais de dois anos dispensou 50 trabalhadores, cerca de metade do seu efectivo, mostra-se agora em fase de investimento na produção e no desenvolvimento de novos produtos e em crescimento do negócio.

As visitas passaram também pela sede da Junta de Freguesia, pelas escolas básicas Alberto Valente e da Palhota, pela incubadora de empresas e pelo Jardim José Maria dos Santos, no coração da vila. A comitiva incluiu o presidente da Câmara, Álvaro Amaro e os restantes vereadores da CDU, Adilia Candeias, Adilo Costa, Luis Miguelk Calha e Fernanda Pesinho, um dos três vereadores do PS, Pedro Taleço, o presidente da Junta, Manuel Lagarto e outros eleitos da freguesia.

O dia terminou já noite adentro com uma reunião descentralizada de Câmara na sede do Rancho Folclórico ‘Os Rurais’ da Lagoa da Palha e Arredores.

Fotografia de nmorao