Aposta em cursos de Especialização Tecnológica (CET), para jovens com ensino secundário, é reforçada em parceria com empresas de referência

A ATEC – Academia de Formação para a indústria, vai iniciar em breve a primeira edição do curso de Especialização Tecnológica em Gestão e Controlo de Energia, criado recentemente, informou a associação ao DIÁRIO DA REGIÃO.

O novo curso, desenvolvido em conjunto com várias empresas de referência do sector, insere-se numa das principais preocupações da ATEC, a criação e desenvolvimento de novos cursos e qualificações em estreita articulação com as exigências do mercado de trabalho

Os cursos de Especialização Tecnológica (CET), que são agora reforçados com um novo curso, têm sido uma das grandes apostas da academia, consciente de que a competitividade impõe que as empresas tenham quadros técnicos cada vez mais qualificados e preparados.

A ATEC dispõe de uma oferta formativa alargada ao nível dos cursos de Especialização Tecnológica (CET), destinados a jovens com o ensino secundário, onde apresenta uma experiência consolidada nas áreas de Automação, Robótica e Controlo Industrial, Redes e Sistemas Informáticos, Programação de Sistemas de Informação, Mecatrónica Automóvel e Industrial.

Além da forte ligação destes cursos ao mercado de trabalho, os jovens podem também prosseguir estudos superiores. Para tal, a ATEC dispõe de protocolos com as mais conceituadas Universidades e Institutos Superiores Politécnicos que conferem equivalência de créditos aos seus formandos.

A ATEC – Academia de Formação, é um projeto idealizado e promovido pela Volkswagen Autoeuropa, Siemens, Bosch e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, que se materializou em dezembro de 2003 como uma Associação de Formação para a Indústria.

A ATEC surgiu como uma resposta às necessidades de qualificação específicas da indústria e à necessidade de combinar a componente de formação teórica com uma forte vertente prática, mais próxima das reais necessidades do tecido industrial, trabalhando com as empresas e para as empresas. O resultado desta estreita ligação é refletido pela elevada taxa de empregabilidade dos cursos realizados pela ATEC.

Em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), iniciou desde logo o desenvolvimento de cursos de Aprendizagem, de Educação e Formação de Adultos e de Especialização Tecnológica, com o objetivo de colocar no mercado de trabalho técnicos altamente qualificados, que reforçassem eficazmente os recursos humanos das empresas.

Mais tarde alargou a sua actividade ao mercado em geral disponibilizando às empresas ações de formação contínua e serviços de consultoria técnica e operacional que permitissem elevar as competências dos seus