Foi de forma dinâmica e entusiasta que crianças, jovens e adultos da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente acolheram as figuras lendárias da ‘Guerra das Estrelas’. As instalações do equipamento ‘Uma Cidade para Todas as Pessoas’, em Santo André, encheram-se de um clima divertido em torno da construção de modelos e máscaras em papel.

Neste Workshop organizado voluntariamente pelo Star Wars Clube Portugal (SWCP), não faltaram o Darth Vader e o Yoda, o Stormtroopers e a Princesa Leia, enquanto heróis que dão vida aos modelos e às máscaras que os utentes da NÓS conceberam com o auxílio das coordenadoras e monitoras da instituição.

Diferentes figuras  como Madonna e Cristiano Ronaldo, entre outras fora do mundo da ‘Guerra das Estrelas’  acabaram por «fazer parte do convívio» criado, momento a que até se juntaram modelos dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro.

Na tarde proporcionada pelo SWCP, foram ainda entregues alguns jogos educativos e materiais escolares à NÓS como donativos, pela mão de Paulo Oliveira, responsável deste clube. Para este fã incondicional do mundo da ‘Guerra das Estrelas’, a escolha da NÓS para a dinamização desta iniciativa partiu de uma vontade existente há algum tempo.

“Esta foi mais uma instituição que abordámos e tivemos uma boa recepção, e fazíamos questão de colaborar com a NÓS sendo uma Associação do Barreiro (de onde faz parte a maioria dos atuais responsáveis do SWCP)”, referiu Paulo Oliveira.

O clube que se iniciou em Lisboa, em 2007, pela mão sobretudo de colecionadores e fãs do mundo ‘Star Wars’, conta atualmente com cerca de 200 sócios e organiza iniciativas, como a trazida até à NÓS, junto de crianças e jovens. Na opinião de Paulo Oliveira, “ver o sorriso de uma criança” é a gratificação recebida em troca dos workshops e de outras atividades dinamizadas.