Foi aprovada, na última reunião da Câmara Municipal de Palmela, a atribuição de um apoio financeiro de 4 mil euros à ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, para a realização da 22.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, que tem lugar nos dias 1, 2 e 3 de Abril, em São Gonçalo, Quinta do Anjo.

A Quinta de São Gonçalo vai receber, mais uma vez, as principais adegas da Península de Setúbal, as queijarias do Queijo de Azeitão e algumas padarias e pastelarias artesanais. A programação e o formato desta edição do festival são semelhantes aos anos anteriores, apostando em diversos momentos que promovem a degustação dos produtos e as provas de vinho comentadas e orientadas pelos produtores e enólogos. Destacam-se ainda os passeios pedestres e de BTT, as animações musicais, o espaço infantil, as áreas de estar e provar, as exposições de animais, as demonstrações de tosquia, as actividades equestres e a já tradicional e única em Portugal corrida de ovelhas.

A proposta de apoio aprovada sublinha que “o festival conseguiu destacar-se no calendário dos eventos regionais e, ano após ano, tem motivado a deslocação de novos visitantes e consumidores de todo o país, que encontram neste certame a qualidade e diversidade dos produtos que os satisfazem”. A título de exemplo, nas últimas edições do festival, cerca de 50% dos visitantes residiam fora do concelho de Palmela e mais de 20% dos inquiridos no questionário de satisfação visitaram o festival pela primeira vez, o que, para a autarquia, “é significativo da capacidade do festival em atrair novos públicos”.