O Mês da Música 2015 atingiu o seu ponto alto no concerto de Ana Moura. Um espectáculo memorável, com “casa cheia”, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, perante uma plateiarendida à sua voz.
Ao longo da noite, interpretou temas do álbum “Desfado”, várias vezes acompanhados pelo público.
A fadista prepara-se para apresentar, no próximo mês de Novembro, o seu novo trabalho.
De referir que Ana Moura é uma das artistas mais bem-sucedidas dos últimos anos em Portugal. Com cerca de meio milhão de discos vendidos, mais de uma dezena de galardões e prémios tão importantes como dois Globos de Ouro, um prémio Amália e um prémio SPA.
O Mês da Música 2015, recorde-se, é promovido pelo Município do Barreiro e prossegue com uma programação variada. Este fim-de-semana realizou-se no sábado, 24 de Outubro, ao longo de toda a tarde, a Maratona da Música na ADAO – Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios (antigo quartel dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste).
Foram apresentados alguns dos músicos e grupos existentes no Concelho, envolvendo cerca de duas dezenas de participantes. O cante alentejano foi interpretado pelos grupos corais alentejanos “Unidos do Lavradio”, “Amigos do Barreiro” e pelo “Cantalentejo” da UTIB.
Actuaram, ainda, o Grupo dos alunos da Escola da Banda Municipal do Barreiro, CORUTIB, Coral TAB, B Voice, Escola de Jazz do Barreiro, Fast Eddie Nelson e Mike Styles.
A música tradicional minhota e os trajes do Minho estiveram em palco no domingo, 25 de Outubro, na actuação de “As Mordomas”, na Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense. Na mesma tarde, o CORUTIB – Tuna da UTIB – Escola de Improvisação AudArt – cantou no Centro Sócio Cultural do Bairro da Liberdade.
Até ao final de Outubro, haverá muito mais para ver e ouvir nos vários palcos do concelho.