Promover uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico regular. É com este propósito que a Escola Secundária João de Barros, em Corroios, celebra, há vários anos, o Dia da Alimentação, assinalado a 16 de outubro.

Liliana Pontes, professora de Biologia nesta escola, nunca deixa passar despercebido o Dia da Alimentação e, por isso, todos os anos os alunos são convidados a provar os alimentos mais ricos e naturais, “fundamentais” para manter uma vida saudável.

Além das várias bancas com uma panóplia de alimentos, ingredientes e refeições à disposição de toda a comunidade escolar, e baseados em frutas, legumes, vegetais e cereais, este ano a iniciativa incluiu várias surpresas: um workshop sobre Sumos Detox, orientado pela autora do livro “Sumos Detox – Um copo por dia vai mudar a sua vida”, Susana Alves, e a presença dos atletas Nelson Évora, Susana Costa, Ary Pontes e Bruno Costa, acompanhados pelo treinador Ganso, antigo professor da escola João de Barros.

 

«A escola precisa de bons exemplos»

A ideia de realizar na própria escola um workshop de Sumos Detox partiu de Inês Santos, aluna do 12º ano da área de ciências e presidente da associação de estudantes, responsável pela organização e gestão das atividades. “Eu já tinha lido o livro, achei muito interessante e como conheço a autora, resolvi convidá-la a vir até cá, não só divulgar a sua obra, mas também para poder partilhar a sua experiência e dar a conhecer as mais-valias destes sumos”, conta Inês Santos, sublinhando que “a escola precisa de bons exemplos”.

Por outro lado, reforça Inês Santos, ao promover estas iniciativas, pretende-se demonstrar que “mesmo numa escola com condições físicas precárias, os alunos conseguem organizar atividades interessantes e importantes”.

Detox conquista alunos, docentes e … Nélson Évora!

Numa bancada recheada de alimentos nutritivos e naturais, e com a ajuda de um robô de cozinha, Susana Alves, autora do livro sobre Sumos Detox, preparou vários sumos que cativaram o público presente. De copo na mão, todos quiseram provar os sumos desintoxicantes e com benefícios únicos para o organismo. “Para mim é um prazer poder partilhar a minha experiência com estes jovens. Eu engordei 30 kg na gravidez e depois de conhecer estes sumos consegui recuperar o meu peso. Substituí o pequeno-almoço por um sumo detox, mas complemento com uma alimentação regrada e com exercício físico”, dizia, Susana Alves, ao mesmo tempo que ia preparando os sumos com vegetais, frutas, legumes, sementes e os chamados super alimentos. “Depois, é só juntar água e gelo. Convém beber os sumos bem fresquinhos”.

Os sumos detox acabaram também por cativar adeptos, como o atleta Nelson Évora, que fez questão de deixar alguns conselhos aos jovens estudantes “Quando somos jovens não pensamos muito no que comemos, mas com o passar dos anos o corpo muda e os problemas aparecem. Por isso, comam de forma equilibrada e pratiquem desporto.”

Feedback positivo

No final da atividade, Inês Santos mostrava-se satisfeita. “O balanço é muito positivo. É muito importante chamarmos a atenção para os benefícios da comida saudável, e dar a conhecer outras formas de preparar os alimentos. Há jovens que mudam os seus hábitos alimentares depois da celebração deste dia”.

Uma opinião partilhada pela professora Liliana Pontes. “Gostei muito da atividade e já conhecia o livro. Eu bebo os sumos detox e sinto-me com muita energia e bem-disposta. Também pratico exercício físico.”

Além do workshop, o auditório da escola João de Barros transformou-se numa cozinha/restaurante com refeições saudáveis a um preço simbólico. As verbas angariadas irão reverter para o baile e para a viagem de finalistas.