A aicep Global Parques, gestora de parques empresariais em Setúbal e Sines, promoveu ontem um ‘pequeno almoço informativo’, em Madrid, Espanha, com o apoio da Embaixada de Portugal em Espanha e do Centro de Negócios da AICEP Portugal Global, e em colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Hispano Portuguesa (CHP). A iniciativa decorreu no âmbito de um protocolo, assinado recentemente, entre a aicep Global Parques e a CHP, com o objetivo de fomentar a cooperação bilateral, nomeadamente para o aumento do investimento em Portugal e nos parques sob gestão da aicep Global Parques.

A acção de ontem decorreu na residência do embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro de Menezes, que abriu os trabalhos, tendo depois Francisco Mendes Palma, presidente da comissão executiva da aicep Global Parques apresentado as características e vantagens da oferta da empresa, em especial do parque industrial BlueBiz, localizado no Vale da Rosa, em Setúbal.

Ricardo Carvalho, director-geral da Sintax, um operador logístico já instalado no BlueBiz, testemunhou as vantagens da localização em setúbal e as razões da escolha do parque para a operação logística da empresa em Portugal, e também para Espanha.

Maria Paula Milheirão, da SRS Advogados apresentou o enquadramento jurídico para o estabelecimento do investimento em Portugal e os apoios existentes neste âmbito, também quanto ao programa Portugal 2020.

Os trabalhos foram encerrados pelo presidente da CHP, António Calçada de Sá que resumiu e atestou a realidade competitiva dos parques da aicep Global Parques, e de Portugal enquanto destino de investimento.

Estiveram presentes diversas empresas identificadas com potencial para investir em Portugal e entidades que evidenciaram interesse em colaborar com a aicep Global Parques, nomeadamente da banca, da logística, da energia, assim como consultores para diversas atividades económicas.

Paulo Calado, classificou a acção como “muito interessante” e “um sucesso porque foi muito bem recebida”. “É uma iniciativa a repetir, com outras empresas interessadas em investir em Portugal, especialmente nos parques BlueBizz, em Setúbal, e na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), que são os principais activos da aicep Global Parques”.

O responsável justificou a escolha de Madrid por ser “o mais importante mercado ibérico” e por “Espanha ser a continuidade geográfica natural do interland ibérico que os parques da aicep integram”. Paulo Calado diz que a empresa fica agora à espera de os empresários contactados puderem visitar a região de Setúbal para “conhecerem as excelentes condições de que dispomos nestes parques” e realça o facto de “terem estado presentes dois representantes da Sintax, que testemunharam as vantagens de estarem localizados no nossos parques, designadamente em Setúbal”.