‘Manel Bola’ é um dos mais conhecidos rostos do teatro sadino e nacional

O ator Carlos Rodrigues, de 72 anos de idade, popularizado como ‘Manel Bola’ está em estado de saúde considerado preocupante, encontrando-se internado no serviço de cuidados intensivos do Hospital de S. Bernardo em Setúbal.

Nascido (a 3 de Setembro de 1944) e criado na cidade de Setúbal, o artista é uma das figuras sadinas vivas mais conhecidas na área da Cultura.

Carlos Rodrigues está hospitalizado já há cerca de três semanas. Tinha sido submetido a uma intervenção cirúrgica aos intestinos há relativamente pouco tempo.

‘Manel Bola’ viveu até há pouco mais de um ano na Quinta de Santo António, na antiga Che-Setúbal, entre as escolas secundárias da Bela Vista e D. Manuel Martins, mas nos últimos meses já estava a viver com um dos filhos.

Numa entrevista das várias que deu à imprensa, explicou o que é ser setubalense. “Ser setubalense é sentir e viver a cidade nas suas raízes”, afirmou.

Sobre a cidade, dizia que tem “características que não existem em mais parte nenhuma do país”, como o peixe assado “fantástico”, ou o mercado do Livramento classificado como “um dos melhores do mundo”. Carlos Rodrigues, assinalava, no entanto, um defeito ao povo sadino: “alguma falta de autoestima”.

O ator fez parte do elenco residente do Teatro Animação de Setúbal (TAS), participou em muitas peças de teatro e trabalhos televisivos. Uma das séries que mais contribuíram para a popularidade de ‘Manel Bola’ foi a produção humorística, transmitida pela SIC, ‘Malucos do Riso’.

Em 2013 foi homenageado pela Câmara Municipal de Setúbal.