Entre os dias 1 e 7 de Setembro a ACM/YMCA Setúbal em parceria com a Aliança Europeia das ACM’s organizou uma formação internacional para voluntários e profissionais ligados à área do trabalho com jovens. Esta formação envolveu 38 pessoas de 10 países, sendo eles, Portugal, Itália, Lituánia, Polónia, Finlândia, Suécia, Macedónia, Roménia, Holanda e Estados Unidos da América.

A formação, financiada pelo programa Erasmus +, intitulada de Towards Common Standards – Training for Camp Instructors, realizou-se no YMCA CAMP Alambre e recorreu essencialmente às metodologias de educação não formal.

Sendo o trabalho realizado nos campos de férias uma pedra basilar no trabalho que o movimento YMCA desenvolve no mundo inteiro, esta foi uma oportunidade única para discutir ideias, partilhar conhecimentos e competências, bem como incrementar o networking e as relações internacionais. O encontro internacional obedeceu aos princípios e objetivos primordiais do programa Erasmus +, tendo englobado acções com a finalidade de fomentar a cidadania europeia, a interculturalidade, bem como a igualdade de oportunidade e a equidade social. Houve ainda tempo para promover a nossa cidade e o nosso país, onde os participantes puderam conhecer um pouco da história e beleza de Setúbal e da “Serra Mãe”.

A organização faz um balanço da formação “muito positivo, não só pela experiência em si, mas também pela oportunidade de crescimento institucional para a ACM/YMCA Setúbal, trata-se pois de mais uma iniciativa de sucesso e um passo firme no caminho da internacionalização da ACM de Setúbal e na sua afirmação como uma entidade de referência no trabalho com jovens”. Para o futuro, existem já outros eventos agendados, com destaque para o 5.º Forúm Europeu de Secretários Gerais das Alianças Nacionais, que ocorrerá na cidade sadina entre os dias 3 e 5 do próximo mês de Outubro e que contará com 35 participantes de outros tantos países.

A ACM/YMCA Setúbal deixou “um agradecimento à Câmara Municipal de Setúbal pela cooperação institucional e pela cedência da sala de conferência da Casa da Baía onde se realizou a conferência de imprensa”.