Cerimónia teve lugar na Sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia

O romance “A Caverna de Deus”, de Fernando Esteves Pinto, foi o vencedor do Prémio Literário Cidade de Almada 2016, que foi entregue, na última quinta-feira, em cerimónia realizada na Sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia.

“A Caverna de Deus”, que a Câmara Municipal de Almada considera “um romance que (…) transporta, através da arte e da literatura, para o âmago das relações humanas”, foi o preferido do júri – constituído por João Tordo, em representação da edilidade, José Correia Tavares, pela Associação Portuguesa de Escritores, e Liberto Cruz, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários –, entre as 61 obras literárias a concurso.

O autor, Fernando Esteves Pinto, nasceu em 1961, em Cascais, mas vive em Olhão desde os 20 anos, tendo participado em programas infanto-juvenis para a RTP e, nos anos 80 do século passado, colaborado no DN Jovem e no Jornal de Letras. Em 1990 foi distinguido com o Prémio Inasset Revelação de Poesia do Centro Nacional de Cultura, pelo livro de poesia “Na Escrita e no Rosto”, editado em 1993.

O Prémio Literário Cidade de Almada, instituído pela Câmara Municipal de Almada em 1989, é considerado uma referência nacional na área da literatura e na promoção da criação literária em língua portuguesa.