Todos os anos com a chegada do calor chega também a vontade de disfrutar das águas balneares. Assim, antes do início desta época, e de modo a ajudar os banhistas nas suas escolhas, a Comissão Europeia publica anualmente uma avaliação da qualidade das águas balneares na Europa, efetuada em colaboração com a Agência Europeia do Ambiente. Desta avaliação constam informações sobre mais de 21 000 águas balneares nos 28 Estados-Membros da UE assim como na Albânia e na Suíça.

Em 2014, 95% das estâncias balneares satisfizeram as normas mínimas de qualidade da água previstas na legislação da UE, sendo então, consideradas de alta qualidade.

Mais de 83% das estâncias balneares alcançaram a norma «Excelente», apresentando um aumento de 1% em comparação com 2013. Por oposição, apenas menos de 2% foram classificadas como sendo de fraca qualidade.

Estes são números bastante positivos, especialmente dada a nossa história em termos balneares. Recordemos que, antes do início da década de 90, apenas cerca de 70% dos locais de praia preenchiam as normas mínimas exigidas e apenas 60% dos locais escolhidos pelos europeus para nadar tinham uma qualidade de água excelente.

Claro que, mesmo dentro da UE, existem países que se distinguem. Esse é o caso de Chipre, Malta, Grécia e Luxemburgo que apresentam valores muito acima da média europeia de 83%. Portugal que possui 558 locais com águas de qualidade considerada como excelente, ou seja, 81% das águas balneares do nosso país. Mais, foram em 2014 identificadas 19 novas zonas de águas balneares próprias para banho.

Além disso, foi recentemente aprovada pelos Estados-Membros a ação da UE para reduzir o número de sacos descartáveis de plástico, o que diminuirá o risco de poluição das águas.

Desta forma, quando pensar em ir à praia, esteja atento à sinalização que indica a qualidade das águas onde se encontra. Em seguida é só relaxar, aproveitar o sol e descansar, sabendo que a UE se certificou que a água onde se banha é limpa e segura.

Fotografia de Soroll

The following two tabs change content below.

Maria de Aires Soares

Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal

Últimos textos de Maria de Aires Soares (ver todos)