De um modo geral todos os seres vivos têm uma estrutura capaz de regular os horários dos acontecimentos que se desenvolvem ao longo do dia. É o chamado Relógio Biológico.


E é por intermédio deste que ocorre a adequação da variação de temperatura do corpo, da pressão arterial, do funcionamento das glândulas endócrinas, do sono, da frequência cardíaca, de entre outros.


Por outro lado, o chamado Ciclo Circadiano ou Ritmo Circadiano consiste no ciclo biológico diário de todos os seres vivos, variando entre o descanso e a actividade, influenciados pelos períodos diurno e nocturno.


A partir destes conceitos chegamos à importância das boas rotinas.


As rotinas são fundamentais na vida de todos nós; no entanto, não significa que qualquer rotina sirva em pleno todas as necessidades.


Na área do sono, uma rotina adequada pode desenvolver a existência de estabilidade no ritmo circadiano, permitindo um melhor bem-estar a todos os níveis – físico, intelectual e emocional. Numa criança, a área do sono é o melhor avaliador do ajuste da rotina, face à idade, peso e temperamento. O sono é dos primeiros campos a mostrar sinais de perturbação quando a rotina, ou ao conjunto de rotinas a ela associadas, não são as mais adequadas.


Uma rotina não apropriada pode afectar o comportamento geral, nomeadamente padrões alimentares, e quando muito prolongadas em tempo, pode mesmo ter influência negativa no temperamento com alterações que, em última análise vão desde situações de insucesso escolar a manifestações de ansiedade ou de hiperactividade.
Sincronizar as refeições, a actividade física e as horas de sono com o nosso relógio biológico, eis a fórmula para conseguir um estilo de vida mais saudável e que pode ajudar a melhorar os rendimentos físico e intelectual, ganhar mais energia e até a estabilizar o humor.


Importa, ainda assim, que o bom senso predomine, pois o excesso de rotinas se associado a um funcionamento rígido, inflexível, por parte da sociedade, pode anular estes benefícios.

Fotografia de capa por dno1967b

The following two tabs change content below.

Luís Cabrita

Médico Pediatra

Últimos textos de Luís Cabrita (ver todos)