Também conhecido como os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer uma boa relação entre consumidor e Meio Ambiente. Adoptando estas práticas, é possível reduzir gastos, economizar, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.

   

Reduzir – Se prestarmos atenção nas compras que realizamos no quotidiano e nos serviços que contratamos, perceberemos que adquirimos muitas coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes. Portanto, reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios.

   

Ações práticas para reduzir:

   

– Uso racional da água: não desperdiçar, tomar banhos curtos, não usar água para lavar a calçada, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, não deixar que ocorra vazamentos na rede de águas, etc.

   

– Economia de energia: apagar as lâmpadas de salas desocupadas, usar lâmpadas economizadoras, usar o chuveiro elétrico para banhos curtos, etc.

   

– Economia de combustíveis: fazer percursos curtos a pé ou de bicicleta. Faz bem para a saúde e ajuda e diminuir a poluição do ar.

   

Reutilizar – Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ao jogarmos algo no lixo, estamos também a desperdiçar a energia que foi usada na sua produção, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for depositado de forma correta, poderá poluir o meio ambiente.

   

Ações práticas para reutilizar:

   

– Computadores, impressoras e monitores podem ser doados para entidades sociais ou colocá-las em depósitos próprios de reciclagem.

   

– Potes e garrafas de plástico podem ser transformados em vasos de plantas.

   
– Folhas de papel com impressão em apenas um lado, podem ser transformados em papel de rascunho, ao usar o lado em branco.

   

– A água usada para lavar roupa pode ser reutilizada para lavar o quintal.

   

– Com criatividade e embalagens, palitos e potes de plástico é possível criar vários brinquedos interessantes.

   

Reciclar – A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) do lixo orgânico. Além de gerar emprego para pessoas que trabalham com reciclagem, é uma atitude que alivia o Meio Ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.

Ações práticas para reciclar:

– Separar em casa o lixo orgânico do lixo reciclável. Este último deve ser encaminhado para pessoas que trabalham com reciclagem ou empresas recicladoras.

Junte a sua à nossa energia em www.ena.com.pt

Fotografia de capa por edans

The following two tabs change content below.

ENA

Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
A ENA - Energia e Ambiente da Arrábida é uma agência local, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em Junho de 2006 com o apoio do Programa “Energia-Inteligente Europa”.

Últimos textos de ENA (ver todos)