Deixar de consumir papel por um dia salvaria 11 milhões de árvores.

Por muito bombástica que seja a frase inicial o certo é que de facto é possível.

É bastante fácil salvar 11 milhões de árvores em todo o mundo, explica um relatório da AIIM: basta pedir a todos os cidadãos do globo para deixarem de consumir papel durante um único dia.

Os números desta hipotética e banal acção são impressionantes, mas o estudo Paper Wars 2014, disponibilizado este mês pela AIIM – The Global Community of Information Professionals, coloca em cima da mesa este e outros detalhes específicos da indústria do papel.

De acordo com o estudo, uma em cada cinco organizações – 21% – assumem que têm aumentado o seu consumo de papel. Por outro lado, cerca de 10 litros de água são necessários para fazer uma única folha de papel A4 – algo inacreditável quando a água é o recurso mais procurado e escasso do mundo.

O relatório alerta ainda que reciclar uma tonelada de papel poupa cerca de 2.500 litros de petróleo, 26.500 litros de água e 17 árvores, mas 50% dos resíduos criados por um negócio ainda são maioritariamente papéis.

Finalmente, dois últimos dados bastante curiosos. Diz o estudo que uma edição de domingo do The New York Times é suficiente para abater 75 mil árvores, e que cada árvore produz oxigénio suficiente para que três pessoas possam respirar.

“É surpreendente que, num mundo cada vez mais digital, o papel ainda domine o ambiente do escritório”, explica o agregador de sustentabilidade Edie. De acordo com o site, quase quatro mil milhões de árvores são cortadas, todos os anos, para fornecer 300 milhões de toneladas de papel para os negócios e famílias.

“Se o mundo inteiro deixasse de utilizar papel por um único dia, poderíamos poupar cerca de 821.918 toneladas de papel, o equivalente a 11 milhões de belas árvores. E é isso que queremos fazer, que o mundo deixe de utilizar papel durante 24 horas”, explicou Doug Miles, director de market intelligence da AIIM. Fonte: greensavers

Fique com 6 dicas para reduzir o consumo de papel, conselhos da AIIM.

1.Use tablets durante as reuniões – 60% das empresas que contribuíram para o relatório da AIIM – Paper Wars 2014 – afirmaram que a principal razão pela qual imprimem documentos deve-se à sua utilização em reuniões.

2.Utilize o Outlook e apps como o Evernote para reduzir as notas que aponta ou to-do lists.

3.Coloque mais palavras em cada página. Basta mudar as margens de 1.25’’ para 1’’ para reduzir a quantidade de papel que utiliza em 8%. Use também um espaçamento eficiente e tipos de letra como o Times New Roman.

4.Programe os computadores para imprimirem em frente e verso. O banco Citigroup descobriu que poderia poupar €560.000 por ano ao fazê-lo.

5.Monitorize a sua pegada de impressões no escritório. Crie um sistema que permite aos funcionários medir quantas cópias imprimem por mês – a maioria das pessoas ficaria chocada ao descobrir o seu número de impressões.

6.Conheça exactamente para que precisa ou não precisa de imprimir – 45% das pessoas ainda acreditam que precisam de assinaturas físicas em alguns documentos.

Fonte: greensavers

Fica aqui o nosso apelo para que contribua desta forma para um planeta mais sustentável, o seu pequeno grande exemplo, é decisivo para o meio ambiente.

Junte a sua à nossa energia em www.ena.com.pt

The following two tabs change content below.

ENA

Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
A ENA - Energia e Ambiente da Arrábida é uma agência local, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em Junho de 2006 com o apoio do Programa “Energia-Inteligente Europa”.

Últimos textos de ENA (ver todos)