A produção de eletricidade por via renovável está a fazer o seu caminho, e em Portugal assume já uma posição de grande relevância, atingindo em 2014 os 62,7% de toda a electricidade produzida em 2014.


Estes números devem deixar-nos naturalmente satisfeitos e representam um avanço significativo na sustentabilidade energética do país por se suportarem essencialmente nas eólicas e hídricas. No entanto, o mix energético das renováveis é composto por mais componentes e parece-nos que ainda existe muito a fazer no aproveitamento do potencial solar em meio urbano.


Na S.energia temos vindo a trabalhar nos últimos anos neste sentido, envolvendo empresas e entidades locais de modo a encontrar soluções economicamente viáveis para a instalação de unidades de produção fotovoltaica no meio urbano. Actualmente, através desta rede de parcerias e ao abrigo da legislação até agora vigente de micro e miniprodução, foram possíveis ser instaladas 23 unidades, em escolas, colectividades e IPSS’s nos territórios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, com uma potência total instalada de 356 kWp. Esta potencia instalada permite uma produção anual total de 860 MWh por ano, e assim evitar a emissão de 300 toneladas de CO2 por ano.


Com o novo regime do autoconsumo de energia elétrica potencia-se ainda mais a instalação de equipamentos fotovoltaicos junto dos pontos de consumo, o que se torna relevante para os casos em que os períodos de produção elétrica renovável é coincidente com os principais consumos energéticos. Esta “sincronia” acontece no meio urbano especialmente nos serviços, e em algumas indústrias, podendo significar reduções consideráveis tanto nos custos directos com o consumo energético como nos termos referentes à potencia a contratar, pelo que esta é uma nova frente de actuação se nos apresenta neste ainda novo ano de 2015.

The following two tabs change content below.

S.energia

Agência Regional de Energia para os Municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete
Esta Agência foi criada em 2007, com co-financiamento do programa “Energia Inteligente na Europa” da Comissão Europeia, sendo a S.energia a coordenadora de um consórcio europeu no qual foram também criadas as agências SEA - Agenzia per l’Energia Sostenibile della Provincia di Oristano, Itália; ALEEM Vaslui - Local Energy Management and Environment Vaslui, Roménia; e MIEMA – Malta Intelligent Energy Management Agency.

Últimos textos de S.energia (ver todos)