Junho é o mês que assinala os 30 anos da assinatura do tratado de adesão de Portugal (e Espanha) à então Comunidade Económica Europeia e o Gabinete do Parlamento Europeu promove uma série de iniciativas para comemorar a data.
Foi a 12 de junho de 1985, tendo como palco o Mosteiro dos Jerónimos, que Portugal assinou o tratado de adesão à então CEE, tendo-se tornado membro efetivo a 1 de janeiro de 1986.
Para assinalar a data, o Gabinete do PE em Portugal promove uma séria de iniciativas, levando até Estrasburgo, durante a sessão plenária que decorre de 8 a 11 de junho, cerca de 20 jornalistas dos órgãos de comunicação social nacionais.
Do programa, constam encontros com o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e com os chefes das delegações portuguesas ao PE. O objetivo é fazer um balanço sobre os 30 anos de Portugal na União Europeia, analisar a evolução e perspetivar o futuro.
Os jornalistas terão ainda oportunidade de falar com funcionários portugueses que percorrem os corredores do PE desde a adesão de Portugal e que contarão histórias sobre a aventura portuguesa na família europeia nos últimos 30 anos.
Em Lisboa, a data será assinalada pelo Gabinete do PE com uma conferência sobre o Espaço Schengen, no auditório da Agência Europeia de Segurança Marítima, com a presença de vários eurodeputados portugueses.

 
Debates em Braga e Açores
O mês de junho será igualmente dedicado a temas de relevância legislativa para o PE, bem como para o Ano Europeu do Desenvolvimento, que se assinala em 2015.
Exemplo disso, é o debate sobre o plano Juncker – “A Europa do Plano Juncker” – que terá lugar a 5 de junho na FNAC de Braga, a partir das 18h30, entre o eurodeputado José Manuel Fernandes (PSD), correlator do PE para o Plano Juncker, e o eurodeputado Miguel Viegas (CDU). A moderação ficará a cargo do jornalista Rui Neves, do Jornal de Negócios.
Trata-se de mais um Café Europa, um espaço público de discussão entre deputados europeus e público sobre os grandes temas da Europa e com impacto no dia-a-dia dos cidadãos, que vai já na 10ª edição.
De Braga aos Açores, para dois debates sobre “Desenvolvimento Sustentável, Criação de Negócios e Emprego”, o tema de junho do Ano Europeu do Desenvolvimento.
O primeiro terá lugar a 19 de junho, às 15:00, na Biblioteca Municipal de Ponta Delgada, e o segundo na Universidade dos Açores, no dia seguinte, em Angra do Heroísmo (ilha Terceira). Confirmados estão já os eurodeputados Ricardo Serrão Santos (PS) e Sofia Ribeiro (PSD).
A 19 de junho, o Gabinete irá igualmente promover um seminário para jornalistas sobre a União Europeia e a influência do PE na vida dos cidadãos, em Ponta Delgada.

Fotografia de YanniKouts

The following two tabs change content below.

Parlamento Europeu

Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal

Últimos textos de Parlamento Europeu (ver todos)