Num período de transição de políticas orientadores para os programas europeus e nacionais na área da eficiência energética, com base no quadro Comunitário de Apoio – Programa Horizonte 2020.


A ENA apresenta para o ano de 2015 um plano de actividades pleno de trabalho assente acima de tudo na sua relação com os muncípios da sua área de actividade e associados e que tem por base o desenvolvimento verdadeiramente sustentável da região.


São cinco as linhas orientadoras do plano de actividades da ENA relativo ao ano de 2015, eis os aspectos mais relevante dessas linhas:


1 – Apoiar os Municípios, e restantes associados, na prossecução dos seus objectivos energéticos e ambientais;


Pacto de Autarcas – Dar continuidade ao trabalho já iniciado no que toca ao desenvolvimento do PAES – Plano de Ação para a Energia Sustentável no município de Setúbal.


Plano energético CM Setúbal – Durante 2015 será desenvolvido um plano energético para o município de Setúbal.


Educação energética e ambiental nas escolas


Dar seguimento às ações de formação orientadas para os professores.


Colaborar em ações de promoção e ambiental e dos valores da eficiência energética.


Certificação energética – Durante o ano de 2015, a ENA dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Certificação Energética dos edifícios municipais.


2 – Conceber e implementar acções de comunicação;


Seminário – Realização de um Seminário dedicado ao tema da reconversão das cidades e seu planeamento com visa a um crescimento sustentável e adaptado às alterações climáticas.


Complementarmente a este seminário está planeada a realização de um workshop com o intuito de formar técnicos nesta área.


As curtas da mobilidade – Durante a semana europeia da mobilidade, pretende-se realizar um pequeno festival de cinema, de curtas-metragens, dedicado ao tema da mobilidade.


3 – Desenvolver os projectos sujeitos a financiamento;


Continuação dos projetos financiados pelo Intelligent Energy Europe (IEE), RecOil e YEACI, assim como os projetos financiados pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), num total de 12 em que a ENA estará envolvida como promotor de 2 e parceira dos restantes.

4 – Garantir novas formas de financiamento para a agência;

Financiamento de ações e projetos – A ENA estará atenta a todas as iniciativas e programas de apoio possam ajudar a garantir a realização de atividades suas e dos seus associados, no âmbito das boas práticas energéticas e ambientais.


5 – Cimentar as parcerias a nível nacional e internacional.

Plataforma de diálogo com Deputados Europeus – Durante o ano de 2014 manteve-se a plataforma de diálogo com os Deputados Europeus. Para o ano de 2015 pretende-se aprofundar este diálogo com o intuito de em conjunto trabalhar estratégias que permitam o desenvolvimento de projetos nesta região.


Associados – A agência pretende promover a integração dos seus associados em projectos que lhes tragam benefícios, pela introdução de equipamentos e metodologias que conduzam à racionalidade energética e sustentabilidade.


Rede Nacional de Agências de Energia (RNAE) – No seio da RNAE, a ENA tem vindo a desenvolver uma intensa atividade, quer como membro da sua direção.

Contacto e cooperação com outras Agências Nacionais e Europeias – A ENA mantém estreito contacto com outras Agências Nacionais e Europeias, no âmbito do qual tem sido possível trocar conhecimentos, experiências e ideias, assim como participar em projectos conjuntos.


Prevê-se a continuação destas actividades de cooperação.


Como se depreende muito trabalho para o ano de 2015, certos de todo o empenhamento da ENA, para a prossecução dos objetivos propostos.


Junte a sua à nossa energia em www.ena.com.ptFotografia de capa por Nic’s events

The following two tabs change content below.

ENA

Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
A ENA - Energia e Ambiente da Arrábida é uma agência local, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em Junho de 2006 com o apoio do Programa “Energia-Inteligente Europa”.

Últimos textos de ENA (ver todos)