A S.energia e a CM Moita apresentaram a versão preliminar do Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município da Moita (PAES Moita), no passado dia 8 de outubro, numa sessão pública que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça.

O Plano contempla a implementação de 21 medidas repartidas por vários domínios de intervenção – edifícios municipais, equipamentos e instalações municipais, setor terciário, edifícios residenciais, iluminação pública, indústria, transportes, sensibilização e gestão – que abrangem todos os setores de atividade e diferentes atores económicos e sociais do concelho da Moita, e tem por objetivo a promoção da eficiência energética (por via da substituição tecnológica e da mudança comportamental), e expansão da utilização de energias renováveis e a redução da dependência de combustíveis fósseis.

A aplicação deste alargado conjunto de medidas implica um investimento global de 4.774.150 euros, para um objetivo final de redução das emissões de CO2 em 23% até 2020, partido de 2008 como ano base.

Pretende-se que este compromisso da autarquia se estenda às famílias e demais agentes locais. Para tal, o PAES Moita contempla mecanismos de participação e envolvimento de diferentes serviços municipais, empresas, escolas, instituições particulares de solidariedade social, associações, empresas de transporte coletivo, empresas de gestão de resíduos e da população em geral.

Sendo esta uma versão preliminar, o documento encontra-se aberto à participação de todos, estando disponível a sua consulta no website do município, e aceitando contributos para o endereço:  [email protected].

Fotografia de twicepix

The following two tabs change content below.

S.energia

Agência Regional de Energia para os Municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete
Esta Agência foi criada em 2007, com co-financiamento do programa “Energia Inteligente na Europa” da Comissão Europeia, sendo a S.energia a coordenadora de um consórcio europeu no qual foram também criadas as agências SEA - Agenzia per l’Energia Sostenibile della Provincia di Oristano, Itália; ALEEM Vaslui - Local Energy Management and Environment Vaslui, Roménia; e MIEMA – Malta Intelligent Energy Management Agency.

Últimos textos de S.energia (ver todos)