Nos últimos três anos, o Projeto RecOil deu passos importantes analisando e reforçando a cadeia de valor da transformação de Óleos Alimentares Usados (OAU) em Biodiesel, em seis regiões Europeias. O consórcio criou uma ferramenta online onde cidadãos, decisores políticos e empresas poderão encontrar orientações claras e úteis sobre como implementar e otimizar um sistema de recolha de Óleos Alimentares Usados, ou como melhorar a produção de Biodiesel a partir de OAU´s.

No âmbito do projeto RecOil foram desenvolvidos vários projetos-piloto com o intuito de recolher e analisar o óleo alimentar usado localmente, assim como, testar e validar as melhores práticas identificadas numa fase prévia do projeto. Os projetos-piloto foram sustentados por campanhas promocionais, que visaram a sensibilização e a participação ativa dos munícipes e de outras partes interessadas.

Por último, o RecOil contribuiu com recomendações políticas, para ultrapassar barreiras que impedem o desenvolvimento de um mercado Europeu próspero para o OAU.

Agora que o projeto RecOil está quase terminado, todas as conclusões e resultados produzidos (incluindo o Guia Online) permanecerão disponíveis na página web: www.recoilproject.eu

Gostaríamos de agradecer à União Europeia e ao Programa Intelligent Energy for Europe pela oportunidade e pelo apoio facultado. Agradecemos também à população e aos parceiros da nossa região que contribuíram e trabalharam connosco para que conseguíssemos alcançar estes resultados (especialmente aos que contribuíram para a implementação dos projetos piloto).

Foi um longo percorrido pelos membros das diversas entidades do consórcio que trabalharam neste projeto, desde a primeira reunião em maio de 2012 em Setúbal, até à última reunião oficial do projeto em Rethymno – Grécia, em abril deste ano. Muito trabalho foi realizado, chegados aqui, fica a certeza de que o trabalho desenvolvido na divulgação do projeto, no envolvimento das comunidades, na sensibilização feita, na aposta de um futuro mais sustentável para o nosso planeta, foi uma aposta ganha.

Os esforços para melhorar a recolha de Óleos Alimentares Usados e o uso do Biodiesel produzido nas nossas regiões continuarão a beneficiar da nossa experiência e aprendizagem desenvolvidas no projeto RecOil, isto não é o fim mas sim um ponto de partida!

Junte a sua à nossa energia em www.ena.com.pt

Fotografia de UnitedSoybeanBoard

The following two tabs change content below.

ENA

Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
A ENA - Energia e Ambiente da Arrábida é uma agência local, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em Junho de 2006 com o apoio do Programa “Energia-Inteligente Europa”.

Últimos textos de ENA (ver todos)