A empresa espanhola Vector Cuatro foi fundada no ano 2005 e, atualmente, conta com uma carteira de clientes que supera os 950 MW de potência em instalações fotovoltaicas, estando presente em mais de 20 países. No ano de 2014, iniciou a sua atividade em Portugal e desenvolve diversos projetos, num total de 30 MW de potência, entre eles, uma central fotovoltaica localizada no concelho do Seixal.

O sol é um recurso energético inesgotável. As novas tecnologías associadas a este recurso estão cada vez mais direcionadas, a cada ano que passa, para um maior rendimento das instalações, com custos mais competitivos e um melhor funcionamento das centrais fotovoltaicas.

A produção de energía através de módulos ou painéis fotovoltaicos está baseada em tecnologias de baixo impacto ambiental, podendo mesmo ser aproveitadas algumas infraestruturas, tais como antigas lixeiras, instalações industriais fora de uso, entre outras.

A gestão de instalações fotovoltaicas é uma atividade muito ampla, que engloba as seguintes atividades:

Monitorização da produção. Análise diária da produção gerada e verificação da evolução da radiação obtida (Performance Ratio), sendo o valor utilizado para avaliar o desempenho da instalação.

– Comprovar, diariamente, o bom funcionamento dos sistemas de comunicação das instalações. A monitorização é registada num sistema informático que irá transmitir os dados de forma remota, sendo que para o efeito será necessário garantir que todas as comunicações funcionam corretamente.

Controle da faturação mensal e processamento das reclamações, isto é, verificar possíveis erros de comunicação por parte da distribuidora e efetuar as reclamações relevantes.

Supervisão das atividades de operação e manutenção, incluindo visitas mensais às instalações para verificação das atividades.

Comunicação e supervisão de atividades relacionadas com os proprietários e outras entidades.
Desta forma, os clientes poderão conhecer todos os acontecimentos técnicos e administrativos relevantes das instalações, assim como obter informações de pagamentos, cobranças, comparativos das previsões anuais, cash flow atualizado, sempre baseados nos relatórios elaborados.

No que diz respeito à gestão integral de instalações fotovoltaicas, o mais importante será sempre garantir a viabilidade do projeto, por forma a concretizar o rendimento e durabilidade previstos para a instalação.

Fotografia de IntelFreePress

The following two tabs change content below.

AMESeixal

Agência Municipal de Energia do Seixal

Últimos textos de AMESeixal (ver todos)