O consumo de energia em edifícios representa na Europa aproximadamente 40% do consumo de energia final. Este facto, além de conduzir a sistemas de certificação energética dos edifícios e equipamentos com requisitos mais elevados, implica que se actue também na formação e sensibilização dos seus utilizadores.
No caso dos edifícios escolares, que se caracterizam como edifícios de serviços com uma utilização particular, em que o horário de funcionamento inicia-se, geralmente, de manhã cedo e termina no final da tarde, e não existindo uma utilização regular de muitas das divisões ocupadas, o uso eficiente da energia nestes edifícios está dependente de uma gestão correta das instalações e de uma manutenção qualificada. Só deste modo se garante a minimização dos custos associados ao consumo e ao aumento das tarifas de eletricidade.
Porém, nota-se uma ausência de conhecimentos, ou até deficiente utilização, por parte de quem utiliza e gere os equipamentos escolares, havendo a necessidade de dotar os gestores (direção/conselho administrativo) e utilizadores do parque escolar (professores e funcionários) de conhecimentos de como manusear e gerir os equipamentos energéticos instalados.
É com este enquadramento que a S.energia colabora com a ADENE na formação de “Tutores de Energia” nos agrupamentos escolares da sua área de actuação, numa medida de financiada pelo do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo” (PPEC) da ERSE, sendo função desta Agência de Energia assegurar os materiais e os formadores, numa acção coordenada com o Centro de Formação de Escolas do Barreiro e Moita.
Este programa de formação específico será complementado com ações de sensibilização junto da comunidade escolar, destinadas a professores, funcionários e alunos, tendo como objeto a sensibilização para a utilização racional de energia e adoção de práticas comportamentais sustentáveis na área da eficiência no consumo de energia elétrica nos serviços e equipamentos escolares.

The following two tabs change content below.

S.energia

Agência Regional de Energia para os Municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete
Esta Agência foi criada em 2007, com co-financiamento do programa “Energia Inteligente na Europa” da Comissão Europeia, sendo a S.energia a coordenadora de um consórcio europeu no qual foram também criadas as agências SEA - Agenzia per l’Energia Sostenibile della Provincia di Oristano, Itália; ALEEM Vaslui - Local Energy Management and Environment Vaslui, Roménia; e MIEMA – Malta Intelligent Energy Management Agency.

Últimos textos de S.energia (ver todos)