Nos dias 20 e 27 de maio, 3 e 18 de junho decorreu a primeira sessão da formação de “Gestores Municipais de Energia” realizada na Península de Setúbal com organização conjunta da S.energia, ENA e AMESeixal, no âmbito da medida de mesmo nome aprovada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2013-2014) com a coordenação da ADENE – Agência para a Energia. Está prevista a realização de uma segunda sessão em Setembro/Outubro de 2015.

A medida Formação de Gestores Municipais de Energia (GME) visa promover a melhoria da eficiência no consumo de energia elétrica em equipamentos e serviços sob a gestão da administração local autárquica, através da formação e capacitação de gestores municipais de energia. Com a colaboração da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) e das 23 agências regionais de energia serão realizadas 40 ações de formação envolvendo 600 técnicos de 278 municípios e 25 comunidades intermunicipais.

Esta formação tem como objetivo permitir aos formandos:
– a especialização no uso eficiente da energia elétrica, no sentido de identificar oportunidades de melhoria de eficiência e promover a alteração de hábitos e comportamentos;
– o acompanhamento dos contratos de eficiência energética através da implementação de Planos de Verificação e Medição;
– adquirir e/ou reforçar o grau de conhecimento em energias renováveis direcionada para a produção de eletricidade;
– adotar estratégias de redução de consumos de energia elétrica, através de boas práticas adquiridas na formação de GME.

Com a implementação desta medida pretende-se a extensão à administração local das iniciativas realizadas pela ADENE no quadro do Programa ECO-AP, sendo que a criação da figura de Gestor Municipal de Energia, e respetiva formação, dotará o setor de recursos humanos qualificados na área da eficiência energética, conduzindo a uma melhoria do funcionamento dos serviços e equipamentos municipais.

The following two tabs change content below.

S.energia

Agência Regional de Energia para os Municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete
Esta Agência foi criada em 2007, com co-financiamento do programa “Energia Inteligente na Europa” da Comissão Europeia, sendo a S.energia a coordenadora de um consórcio europeu no qual foram também criadas as agências SEA - Agenzia per l’Energia Sostenibile della Provincia di Oristano, Itália; ALEEM Vaslui - Local Energy Management and Environment Vaslui, Roménia; e MIEMA – Malta Intelligent Energy Management Agency.

Últimos textos de S.energia (ver todos)