“Não são todos os que conseguem estar presentes num encontro internacional de empreendedorismo promovido por Barack Obama. Sobretudo quando se é o único português presente. Foi esse o feito de Sandra Correia, que aproveitou o New Beginning 2013 para retirar ensinamentos preciosos que agora pretende aplicar para ajudar os empreendedores em Portugal.” – assim aparece a noticia no expresso.sapo.pt no dia 21 de janeiro de 2014 às 11h24m.
E as perguntas começaram-me a surgir: Quem é a Sandra Correia? Que coleções são estas que produziu? O que é o New Biginning? Que ensinamentos precisosos são esses que podem ajudar os empreendedores em Portugal?
Continuando a leitura percebi que essa mulher, então desconhecida para mim, tinha sido selecionada pelos responsáveis diplomáticos dos Estados Unidos em Portugal, para respresentar Portugal, pois consideraram-na a candidata ideal, dado o seu currículo extenso, diria mesmo invejável, que passa por coleções de peças em pele de cortiça, para o MoMA de Nova Iorque e trabalhos desenvolvidos para personalidades como Madonna ou Hillary Clinton.
E a entrevista termina com palavras simples, mas de quem sabe o que quer: “Em outubro de 2015 gostava de fazer a convenção internacional do New Beginning em Portugal. Reunir os 27 empreendedores e as universidades norte-americanas que estiveram comigo durante uma semana. Quero trazer investimento e promover intercâmbio. Sinto que tenho uma missão pro bono para com o meu país”.
E estamos a dois passos de outubro de 2015. O que se passou durante estes dois anos… e o que poderemos esperar em outubro…?
Mas, no dia 19 de setembro de 2015, a Sandra Correia, em primeira mão, colocou na página do Facebook do ANBFP:
“Hoje quero partilhar convosco o que vai ser o nosso ‪ANBFest‬.  Depois de muitos meses a trabalhar no mesmo, com uma equipa fantástica que acedeu ao meu pedido desde o primeiro minuto, (antes demais quero agradecer a colaboração e empenho da Marta Aragão, da Manuela Tavares, da Lina Assis Lopes, do Fábio Jesuíno e da Andreia Pereira), vamos ter no nosso Festival Internacional do New Beginning for Portugal. A Catarina Furtado,… vão poder conhecê-la e conversar com ela, vamos ter a Carla Rocha da RFM, vamos ter o Embaixador e a Embaixatriz dos USA, o Philippe e a Cory dos USA, a Ollie da Indonésia, a Marta Mertens de Portugal e música claro. O concerto da Viviane que comemora 10 anos a solo e da Dilana que vem de Los Angeles para cantar conosco e no domingo vamos ter o Ballet do Benvindo Fonseca com as batuqueiras de Cabo Verde. Já sabem que vai acontecer dia 17 & 18 de Outubro na sala do Museu de Arqueologia no Mosteiro dos Jerónimos e vamos ter a TVI a cobrir o evento.
Então é isso! Está a chegar o maior evento de empreendedorismo em Portugal com diversas atividades e workshops. Quem quiser saber mais, vai ter mesmo que estar no Museu de Arqueologia no Mosteiro dos Jerónimos nos dias 17 e 18 de outubro. É importante estarmos lá! Mas para isso temos que garantir já o nosso lugar antes que esgote!
Aceitam o desafio?! (Inscrições: http://bit.ly/anbFestivaldeEmpreendedorismo).

Webgrafia:
http://bit.ly/anbFestivaldeEmpreendedorismo
https://www.facebook.com/hashtag/anbfest?source=feed_text
http://expresso.sapo.pt/iniciativaseprodutos/energia-de-portugal/energia-de-portugal-2014/empreendedora-portuguesa-lanca-rede-de-ideias=f851086

The following two tabs change content below.

Margarida Martins

Presidente da Assembleia-geral da Associação Juvenil Odisseia
Fundadora da Associação Juvenil Odisseia em 1998 procurou dar uma resposta alternativa ao associativismo local. Licenciada em Psicologia, Mestrado em Orientação e Desenvolvimento da Carreira e Doutoramento em Excelência Empresarial, trabalha na área da educação há mais de 30 anos. A educação é o seu grande objectivo lutando para a adequação de estratégias perante os desafios do século XXI. No presente, encontra-se a participar no projeto nacional "A New Beginning for Portugal".

Últimos textos de Margarida Martins (ver todos)