Decorre, no dia 7 de julho, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, um evento público do Cluster Logística Urbana da Região de Lisboa e Vale do Tejo no âmbito do projeto DOROTHY.

A logística urbana compreende todas as a ações de transporte, distribuição e armazenamento de mercadorias nas cidades. Estas atividades têm diversos impactos na vida urbana como a ocupação de espaço público para cargas e descargas, a emissão de poluentes dos veículos afetos à logística urbana e impactos diretos nos fluxos de tráfego rodoviário. De facto, estima-se que, na União Europeia, 4% de todos os custos associados ao setor dos transportes estão relacionados com as operações de logística dentro das cidades.

O projeto europeu “DOROTHY, Desenvolvimento de Clusters Regionais para a Investigação e Implantação de Sistemas de Logística Urbana Amigas do Ambiente”, cofinanciado pelo 7º Programa Quadro da Comissão Europeia, e do qual a AGENEAL – Agência Municipal de Energia de Almada – é parceira tem como objetivo principal a definição de um plano de ação conjunta para a investigação e desenvolvimento tecnológico nas regiões no domínio da logística urbana fomentando a dinamização de um cluster para a inovação na logística urbana.

Irá ter lugar o terceiro encontro do cluster de logística urbana da região LVT, que conta já com dezenas de membros, desde municípios, associações, universidades e centros de investigação, empresas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), operadores logísticos, entre outros. Durante o e evento terá também lugar uma iniciativa onde as membros e interessados poderão mostrar produtos, ideias e soluções de forma a angariar parcerias para o desenvolvimento de projetos de interesse comum.

Estará presente como orador principal a Drª Cathy Macharis, especialista em logística e mobilidade da Universidade de Vrije, Bruxelas e professora convidada na Universidade de Gotemburgo.

Devido à lotação da sala é necessária a confirmação de presença. Para este efeito a confirmação pode ser feita enviando um email para [email protected]. Mais informações e programa disponíveis em www.clusterdorothy.com

Mais informações:
AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada
Rua Bernardo Francisco da Costa, 44
Tel. 21 272 23 80 | [email protected]
www.ageneal.pt
www.clusterdorothy.com

The following two tabs change content below.

AGENEAL

Agência Municipal de Energia de Almada
A Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em Março de 1999, que tem por objetivo contribuir para o aumento da eficiência energética e para a melhoria do aproveitamento das energias renováveis no Concelho de Almada, podendo a sua atividade estender-se a outras regiões.

Últimos textos de AGENEAL (ver todos)