Os dados de consumos energéticos sectoriais indicam uma grande parcela de consumos relacionados com a mobilidade, onde o transporte individual tem um peso substancial, implicando não só um custo elevado para os condutores, como também uma degradação da qualidade do ar das nossas localidades.


A eco-condução é um modo de condução que permite reduzir o consumo de combustível até 20 a 25%, e assim reduzir também as emissões poluentes do seu automóvel, proporcionar um maior conforto na condução e aumentar a segurança rodoviária.


Os princípios da eco-condução são intuitivos, eficazes e de fácil aplicação:


Arranque
– Inicie a marcha assim que possível. Aquecer o motor ao ralenti, apenas contribui para desperdiçar combustível e poluir o ambiente.


Aceleração
– Evite acelerar de forma brusca. Uma aceleração suave é suficiente para movimentar o automóvel e proporciona maior conforto aos seus ocupantes;
– Durante a aceleração, deve trocar de mudança entre as 2 000 e 2 500 rpm nos motores a gasolina e entre as 1 500 e 2 000 rpm nos motores a gasóleo.


Marcha
– Mantenha uma velocidade de circulação o mais uniforme possível;
– Em marcha, opte por mudanças elevadas. Assim, a rotação do motor e o consumo de combustível são menores;
– Não conduza a velocidades elevadas. Para além de implicarem um maior risco de segurança, aumentam o consumo de combustível. Os limites de velocidade estabelecidos no Código da Estrada correspondem a velocidades que garantem consumos de combustível aceitáveis;
– Verifique a pressão dos pneus regularmente (por exemplo, 0.5 bar a menos aumenta o consumo em 2 a 3%);
– Conduza sempre em antecipação, tentando prever o que vai acontecer. A sua condução vai tornar-se mais tranquila, controlada e segura.


Desaceleração e Travagem
– Durante a desaceleração, reduza (troque de mudança) o mais tarde possível;
– Sempre que for possível, trave com a caixa de velocidades antes de recorrer ao travão. Com o veículo em movimento e uma mudança engrenada, o consumo é nulo;
– Trave suavemente.
Para além de poupar o sistema de travagem e a suspensão, a sua marcha é mais segura e confortável.


Segurança
– Evite ultrapassagens desnecessárias. Não vai ganhar assim tanto tempo progredindo um ou dois lugares na fila de trânsito e a manobra implica um consumo extra de combustível;
– Mantenha uma distância de segurança adequada ao veículo da frente. Isso vai-lhe dar tempo para reagir em segurança e evitar travagens ou acelerações bruscas.

Fotografia de capa por Eric Kilby

The following two tabs change content below.

S.energia

Agência Regional de Energia para os Municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete
Esta Agência foi criada em 2007, com co-financiamento do programa “Energia Inteligente na Europa” da Comissão Europeia, sendo a S.energia a coordenadora de um consórcio europeu no qual foram também criadas as agências SEA - Agenzia per l’Energia Sostenibile della Provincia di Oristano, Itália; ALEEM Vaslui - Local Energy Management and Environment Vaslui, Roménia; e MIEMA – Malta Intelligent Energy Management Agency.

Últimos textos de S.energia (ver todos)