A Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) informa que, no âmbito do Programa de Ação da Zona Vulnerável a Nitratos do Tejo, está a desenvolver um conjunto de ações a nível de freguesia, designadamente através da afixação de Edital (para aceder, selecionar o link) e posterior realização de reuniões, para sensibilizar os agricultores no cumprimento das boas práticas agrícolas, com vista à redução da poluição por nitratos na área abrangida (para aceder ao mapa de localização, selecionar o link).
Uma boa gestão da rega e da utilização de fertilizantes orgânicos e minerais, em condições apropriadas, em função do solo, clima e cultura, é a chave para o êxito deste programa.
A DRAPLVT está igualmente a realizar ações de controlo, em cumprimento da legislação (Art. 16º da Portaria nº 259/2012 de 28 de agosto), pelo que se aconselha à leitura atenta do edital e da legislação, com vista ao cumprimento de todas as obrigações, com especial destaque para a obtenção de análises de terra, de água e foliares (quando aplicável) e para o preenchimento de fichas de registos de fertilização e de efluentes pecuários.

Para aceder ao edital seleccione a hiperligação infra
http://www.draplvt.mamaot.pt/Documents/Destaques/EDITAL.pdf

Para aceder ao mapa de localização selecione a hiperligação infra
http://www.draplvt.mamaot.pt/Ordenamento/Ambiente/Zona-Vulneravel-Nitratos/Documents/Zona%20VulneravelA3.pdf

Link para a legislação: https://dre.pt/application/file/174644

The following two tabs change content below.

Ana Paula Guerra

Chefe de Divisão de Ambiente e Ordenamento do Território / Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar e Rural

Últimos textos de Ana Paula Guerra (ver todos)